Ao apresentar a nova GSX-S1000 no mês passado, a Suzuki não falou nada sobre a sua versão carenada, a GSX-S1000F. Isso porque a marca japonesa pretende apresentar um modelo totalmente novo, chamado GSX-S1000T.
A imprensa britânica teve acesso a documentos de homologação que, embora não tenham fotos do novo modelo, revelam informações importantes sobre suas dimensões e desempenho, bem como sua nova nomenclatura que traz o T de “Touring” e não de Turbo, como alguns podem pensar.
Como era de se imaginar, o motor é o mesmo quatro cilindros em linha ainda derivado da GSX-R1000 de 2005, com atualizações para o Euro5, como novos eixos de comando, molas de válvula e corpos de aceleração. O próprio escapamento será compartilhado com a naked indicando que as duas tem o mesmo conjunto motriz.
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A GSX-S1000T também tem os mesmos dados de desempenho, 152 cv a 11.000 rpm e 106 NM de torque a 9.250 rpm. O mesmo podemos dizer do quadro, com a mesma distância entre eixos de 1.460 mm, além de garfos invertidos e freios Brembo idênticos, com pneus dianteiro 120/70ZR17 e traseiro 190/50ZR17.
Bem, então o que muda? Basicamente a carroceria. Graças a adoção de um para-brisa, a GSX-S1000T é mais alta, com 1.215 mm de altura, ou 135 mm a mais do que a GSX-S1000. Há também uma tela opcional que é mais alta ainda elevando a altura para 1.280 mm. Em comparação, a GSX-S1000F tinha 1.180 mm.
A GSX-S1000T também é um pouco mais larga, 825 mm de lado a lado, e bem mais mais longa, com 2.140 mm em vez dos 2.115 mm da GSX-S1000. Normalmente isso acontece para tornar a moto mais estável, além de acomodar dois ocupantes com maior conforto e espaço.
A GSX-S1000T é mais pesada, cerca de 12 kg a mais do que a versão nua (226 kg contra 214 kg) e que sua antecessora GSX-S1000F em 4 kg. O novo modelo também foi projetado para carregar 20 kg a mais de carga, o que indica o preparo para receber baús e alforjes.
A descoberta dos documentos de homologação indicam que a motocicleta já está pronta e seu lançamento não deve demorar muito. Certamente esperamos que seja oficialmente revelada antes do final deste ano. Vale lembrar que o Salão de Milão 2021 ainda está de pé.