A Suzuki publicou hoje (28) em suas redes sociais o primeiro teaser da nova GSX 1340R Hayabusa. Parece que o lendário “falcão peregrino” finalmente terá suas primeiras atualizações significativas em 12 anos.
Como em todo teaser muito pouco é mostrado, apenas uma estrada aberta e inclinada e uma motocicleta correndo muito rápido sobre ela. Ou seja, o habitat natural da Hayabusa, que é capaz de ultrapassar os 300 km/h com facilidade.
A única dica clara é o painel da nova motocicleta que, como podemos ver, não é tão novo assim. Os (belíssimos) mostradores analógicos foram mantidos, mas agora contam com uma central digital de informações revista, com o que parece ser um controle inercial de massas.
No único quadro em que podemos ver a motocicleta de longe também já podemos tirar algumas conclusões. A carroceria permanece larga. O farol tem praticamente o mesmo formato. As ponteiras de escapamento continuam protuberantes.
Lançada pela primeira vez em 1999, a Hayabusa reinou por anos como a moto de produção em série mais rápida do mundo. Nesse tempo todo, o modelo só ganhou uma atualização significativa, no já longínquo ano de 2008, antes de ser descontinuada nos EUA e Europa devido às últimas leis de emissões. No Brasil continua.
Rumores sobre uma nova geração existem há anos. Falou-se de tudo, desde uma carroceria mais leve a até motor com turbo. Mas, ao que tudo indica, as mudanças serão bem mais sutis, o que é bom ou ruim dependendo da sua personalidade.
Seja o que for não teremos que esperar muito para ver a nova Hayabusa em todo o seu esplendor: 5 de fevereiro, ou seja, no final da próxima semana. Com 22 anos de mitologia, essa é uma novidade que muita gente vai parar para ver.