Ainda nem lançada no Brasil, a nova Suzuki V-Strom 800 está prestes a receber uma variante mais voltada para as estradas (de asfalto) em 2024. A principal diferença é a roda dianteira de 19 polegadas.
O modelo aparece em documentos de homologação do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), além de outros registros na Suíça. Isso evidencia que a motocicleta estará disponível nos mercados europeu e norte-americano no próximo ano.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a Suzuki V-Strom 800DE é a nova geração da conhecida adventure japonesa, que conta com um motor inteiramente novo, de dois cilindros paralelos e ordem de disparos no virabrequim a 270º. O nome manteve-se por questões de marketing.
Assim como o motor, o quadro também é o mesmo de outra novidade, a GSX-8S, do tipo diamond de aço com um subquadro aparafusado mais robusto, para suportar uma carga maior. As rodas raiadas são de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás.
De acordo com os registros do CARB descobertos pela imprensa norte-americana, as homologações para 2023 listavam apenas três modelos usando o motor da GSX-8S: a própria, a V-Strom 800DE e a V-Strom 800DE Adventure, topo de linha.
Para 2024, no entanto, a Suzuki adicionou um quarto modelo chamado apenas de V-Strom 800. Quem tem alguma familiaridade com a linha sabe que a V-Strom 1050 (não DE) vem com uma roda dianteira forjada de 19 polegadas, suspensão com curso mais curto e guidão mais estreito.
Os dados suíços também listam um comprimento de 225,5 centímetros (8,8 cm mais curta que a versão DE), uma distância entre eixos de 151,3 cm (contra 156,9 cm), bem como uma largura de 90,4 cm (em comparação com 97,2 cm na V-Strom DE).
Os dados também listam a nova versão como sendo 4,5 cm mais alta, o que sugere um para-brisa mais alto. O peso líquido de 300 kg (incluindo um motociclista de 75 kg) se traduz em um peso a seco de 225 kg, ou cerca de 6,8 kg mais leve que o modelo DE.
São mudanças simples para uma fabricante consagrada como a Suzuki fazer, de modo que a nova V-Strom 80 deve ser apresentada confortavelmente nos próximos meses como modelo 2024. Quando a apresentação acontecerá? Eu aposto no Salão de Milão novamente, e você?