Confirmando as expectativas iniciais, a Suzuki deve mesmo lançar uma V-Strom 800 voltada para o uso em asfalto nos próximos meses. Um modelo pré-série foi descoberto praticamente pronto.
Apresentada no ano passado, a nova V-Strom 800 traz como grande novidade o motor de dois cilindros em linha de 776 cm³ e ordem de disparos no virabrequim a 270º, o mesmo da GSX-8S, que aposentou definitivamente o V-Twin de 650cc utilizado até então.
Apenas a mais cobiçada versão DE (de Dual Explorer), com rodas raiadas de 21 e 18 polegadas foi apresentada na época. Mas a Suzuki vai seguir o exemplo da Triumph e BMW e oferecer uma versão ligeiramente mais adequada para o uso no asfalto.
Primeiramente descoberta em documentos de homologação do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) e no Escritório de Homologação na Suíça, a versão, que provavelmente será chamada apenas de V-Strom 800, foi agora confirmada em fotos de baixa resolução.
A mais notável diferença que podemos ver é evidentemente as rodas, provavelmente de alumínio fundido, nas medidas 110/80-19 e 150/60-17, com pneus sem câmara. Também é aparente que o modelo tem uma suspensão diferente, mais baixa e certamente com menos curso do que a DE.
Além disso, podemos ver que a V-Strom 800 não possui os protetores de mão e a placa basculante encontrada no modelo DE, o que pode ser responsável por parte da redução de peso observada nos documentos de certificação do CARB.
Por outro lado, parece que a V-Strom 800 virá de fábrica com o para brisa mais alto oferecido como acessório na V-Strom 800DE. Isso explicaria o aumento de altura de 1,8 polegadas mostrado nos documentos de certificação suíços.
A V-Strom 800 praticamente recria a linha que era disponibilizada com o motor V-Twin de 650cc. Pioneira no segmento hoje conhecido como crossover, a Suzuki V-Strom 650 (derivada da SV 650) foi uma das motocicletas mais robustas e de melhor custo/benefício de sua época.
Depois de anos de estagnação, a Suzuki parece estar lentamente voltando ao páreo, com boas novidades anuais. Além desta, também devem aparecer a GSX-8R, versão carenada da GSX-8S, e a GSX-S1000X, versão crossover da GSX-1000GT, todas já confirmadas em documentos de homologação.