A Suzuki revelou ontem (19), na China, uma nova integrante da família V-Strom, com apenas 250cc. A motocicleta (apresentada como conceito) pode ser a aposta da marca japonesa no segmento “Adventure”, que está se expandindo entre as cilindradas menores.
A apresentação aconteceu no Salão CIMA Motor, em Chongqing, o maior da China. Na mesma ocasião, foi revelada a Suzuki GSX-R 250, esportiva de um quarto de litro, cujos detalhes específicos contamos aqui.
Com um largo guidão, carenagem protuberante, para-brisa, farol redondo, tanque vulcão, protetores de mãos e uma linha de acessórios para viagens completa a DL250 V-Strom é muito semelhante no design com suas irmãs maiores de 650 e 1000 cilindradas.
A base mecânica é inteiramente derivada da conhecida Inazuma 250, ou seja, com um motor de dois cilindros SOHC, com refrigeração líquida, capaz de render 24 cv, a 8.000 rpm e torque de 2,38 kgf.m à 6.500 giros. Não é uma potência estonteante, mas trata-se de um propulsor já conhecido pela durabilidade.
Assim como na GSX-R 250, a Suzuki disponibilizou apenas alguns detalhes técnicos. O painel, por exemplo, também é digital em LCD. A altura do assento é baixa, 780 mm. O tanque de combustível comporta 17 litros, dois a mais que a esportiva. Rodas e pneus vêm nas medidas, 110/80/17 na dianteira e 140/70/17 na traseira.
Nada foi falado sobre os freios, mas provavelmente é o mesmo conjunto da GSX-R, ou seja, um disco de 290 mm com pinças Nissin de dois pistões na frente e um disco simples de 240 mm com cáliper simples atrás. O ABS é de série.
Embora pareça pouco provável que a V-Strom 250 apareça no ocidente no curto prazo, trata-se de uma aposta segura da Suzuki. Com o sucesso da Yamaha XTZ250 Téréné, as outras fabricantes já estão se mexendo na mesma direção. Também é aguardado o lançamento de produtos semelhantes da BMW e da Kawasaki.