A J.Toledo anunciou a chegada às concessionárias brasileiras de uma Suzuki V-Strom 1050 atualizada. A principal adventure da marca japonesa ganhou uma série de aprimoramentos no exterior no ano passado.
As principais novidades são de ordem eletrônica. A V-Strom 1050 ganhou um novo painel digital TFT colorido que a coloca em pé de igualdade com suas rivais altamente tecnológicas da categoria. Também foi adicionada uma IMU mais avançada, que mede seis eixos inerciais.
A moto também recebeu um acelerador ride by wire, o que possibilitou a inclusão de um sistema de ABS sensível à inclinação, controles de potência e de tração, controle de subida e um controle de cruzeiro que, se não tem radares, funciona em uma faixa mais ampla de velocidades, entre 15 e 160 km/h.
A V-Strom 1050 ainda ganhou um quickshifter bidirecional, recurso normalmente presente em motos de natureza esportiva, mas que foi incluído aqui porque a adventure está com uma relação mais curta entre a 1ª e a 5ª marchas deixando a sexta mais longa, quase como um overdrive.
O motor V-Twin de 1.037 cm³, em atividade há mais de 20 anos, permaneceu praticamente inalterado, com exceção de válvulas de escape cheias de sódio, um desenvolvimento da Suzuki para melhorar a durabilidade e controlar as temperaturas da câmara de combustão.
Chassi e ciclística permaneceram como eram, ou seja, quadro tubular de aço e bengalas invertidas na dianteira com dois discos de freio mordidos por pinças de 4 pistões da Tokico na dianteira. Na traseira, disco simples e pinça Nissin de dois pistões.
As diferenças ficam por conta da versão: V-Strom standard é melhor voltada para andar no asfalto, então conta com rodas de liga nas medidas 110/80-19 na dianteira e 150/70-17 na traseira, com uma suspensão mais baixa e firme, deixando a moto a 165 mm do solo (assento a 855 mm).
Já a V-Strom 1050 XT (que passou a se chamar DE na Europa) é mais orientada para o uso off-road, ou seja, com rodas raiadas de 90/90-21 na dianteira e 150/70-17 na traseira, dispensando o uso de câmara. A suspensão é mais alta, a 190 mm do solo, assim como o assento (880 mm).
De acordo com a J.Toledo, ambas chegam à rede de concessionárias brasileiras na segunda semana de outubro. A standard parte de R$ 82.600 nas cores azul, vermelha, cinza ou preta; e a XT parte de R$ 86.950 nas cores amarela, preta ou azul/branca. Preços com base em São Paulo.