Foram descobertos novos registros de patente da Suzuki que detalham o trabalho da marca japonesa em uma scooter elétrica. O modelo, no entanto, possui a aparência de uma moto convencional.
Os desenhos mostram um projeto com soluções técnicas interessantes. Tudo fica escondido sob a carroceria, ao contrário da maioria dos veículos elétricos, que expõem a unidade de propulsão e a bateria. Parece que a Suzuki quer deixar o visual da moto o mais normal possível.
Os desenhos também revelam que a bateria da scooter deve ser pequena, o que não garante muitos quilômetros de autonomia, não pelo menos com os modelos de bateria disponíveis até o momento. A menos que a Suzuki tenha encontrado um meio de encontrar mais durabilidade com menos peso, o “calcanhar de aquiles” das motos elétricas.
Outro detalhe é onde a Suzuki encontrou espaço para o compartimento de carga, que normalmente fica sob o assento. Podemos notar que o local está totalmente ocupado pelo motor elétrico a fim de liberar espaço para os pés. A ausência do item certamente mataria o principal atributo de um scooter, a sua praticidade.
O tempo está urgindo para os motores a combustão, pelo menos na Europa. A União Europeia acaba de propor o banimento total desses motores por volta de 2035, medida que ainda precisa ser aprovada. De qualquer modo, as fabricantes querem estar preparadas até lá.