Foram descobertos novos registros de patente que detalham o trabalho da Suzuki em um novo motor de dois cilindros em linha. O propulsor pode substituir os V-Twin atuais em uma nova linha de modelos.
Embora a cilindrada não seja especificada, especula-se que gire em torno dos 700cc, pois o projeto em si descende do motor XE7, mostrado no Salão de Tóquio de 2015 que, por sua vez, vem do conceito Recursion, uma motocicleta com propulsor turbinado de 588 cm³ apresentada em 2013 e que parece definitivamente abandonada.
Agora as patentes mostram um motor normalmente aspirado e o design concentra-se na caixa de ar, que tem um formato incomum e está posicionada sob o assento em vez de abaixo do tanque de combustível. Isso tem a vantagem de permitir uma caixa de ar maior, aumentando o desempenho sem comprometer o tamanho do depósito.
Surpreendentemente detalhada, a patente inclui aspectos menores, como a forma da caixa de ar e os suportes de montagem, que permitem que ela funcione como uma caixa de bateria. O design está intrinsecamente ligado a elementos como a posição do trilho do quadro e o projeto do subquadro traseiro.
O estilo geral, com guidão alto, entre-eixos curto e sem carenagens sugere de que se trata de uma naked/roadster média como a SV650, em atividade ininterrupta na Europa desde 1999. Seu motor V-Twin a 90º já equipou (e ainda equipa) diversos modelos, com a V-Strom 650.
Esse V-Twin, no entanto, carrega o inconveniente de obrigar um longo entre-eixos à todos os seus modelos, enquanto que um bicilíndrico paralelo é mais versátil. Não por acaso é a arquitetura de motor utilizada na Yamaha MT-07, Kawasaki Z650, Honda CB500F, entre outras.
Essa é a segunda grande vantagem que o novo motor permitirá à Suzuki: criar toda uma nova linha de modelos a partir dele. Com a SV650 e V-Strom 650 no fim de sua vida útil, a marca de Hamamatsu depende desse projeto para voltar ao ringue de forma mais efetiva contra suas rivais.