Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Suzuki trabalha em novo motor de 2 cilindros em linha

Lucas Carioli 26 de agosto de 2020


Parece que finalmente a Suzuki planeja lançar uma sucessora para a veterana SV650. É o que esses registros de patente recém-descobertos sugerem, com o desenvolvimento de um novo motor de dois cilindros em linha.

Lançada em 1999, a Suzuki SV650 pode ser considerada como a pioneira das nakeds médias: barata o suficiente para o mercado de massa, desempenho decente e praticidade na medida. Se você tivesse o orçamento, ela preencheria muitos requisitos.

Mas o tempo passou e a concorrência se mexeu. O território que a Suzuki fundou hoje é densamente povoado, com Honda CB500F, Kawasaki Z650 e Yamaha MT-07 apenas para citar as principais. Quando a SV650 finalmente chegou aqui (com o nome Gladius), alguns anos atrás, ninguém notou.


Esses registros efetuados no Japão revelam que a Suzuki está desenvolvendo uma motocicleta com motor de dois cilindros em linha, como suas rivais e não em V como a SV650. Isso permite um entre-eixos menor e um design mais compacto.

Esse motor já foi visto antes. Trata-se do “XE7”, de 700cc, que equipava o conceito Suzuki Recursion, apresentado em 2013. Era equipado com um turbocompressor, mas aqui aparece pela primeira vez em uma versão normalmente aspirada.

Despojado de seu turbo, o motor se torna um substituto óbvio para o V-twin da SV650, dando à Suzuki a oportunidade de criar um motor mais limpo e moderno para atender às leis de emissões atuais e futuras, ao mesmo tempo que economiza dinheiro.

Com o advento do Euro5, o alcance da Suzuki – especialmente na Europa – foi corroído porque as motos foram descartadas sem substituição conforme novas leis de emissões entram em vigor. Além da SV650 esse é o caso da GSX-750R e da Hayabusa.

A Suzuki está completando 100 anos de história em 2020 e vem comemorando timidamente nas redes sociais. A marca de Hamamatsu é obrigada a tapar alguns desses buracos de mercado se quiser continuar sendo relevante na indústria.


Tags: Segredos SFV650 Gladius Suzuki SV650

Post navigation

Previous MotoGP: atuação de Zarco diminui as chances de Lorenzo na Ducati
Next Royal Enfield encerra motor monocilíndrico de 500cc com edição limitada

Leia também

Triumph Trident 800 avistada em testes pela primeira vez
  • Segredos

Triumph Trident 800 avistada em testes pela primeira vez

18 de setembro de 2025
Veja como é a nova Kawasaki Z1100 nesses documentos de design
  • Segredos

Veja como é a nova Kawasaki Z1100 nesses documentos de design

17 de setembro de 2025
Triumph Street Triple 765 RX e Moto2 Edition vem aí
  • Segredos

Triumph Street Triple 765 RX e Moto2 Edition vem aí

16 de setembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.