Parece que finalmente a Suzuki planeja lançar uma sucessora para a veterana SV650. É o que esses registros de patente recém-descobertos sugerem, com o desenvolvimento de um novo motor de dois cilindros em linha.
Lançada em 1999, a Suzuki SV650 pode ser considerada como a pioneira das nakeds médias: barata o suficiente para o mercado de massa, desempenho decente e praticidade na medida. Se você tivesse o orçamento, ela preencheria muitos requisitos.
Mas o tempo passou e a concorrência se mexeu. O território que a Suzuki fundou hoje é densamente povoado, com Honda CB500F, Kawasaki Z650 e Yamaha MT-07 apenas para citar as principais. Quando a SV650 finalmente chegou aqui (com o nome Gladius), alguns anos atrás, ninguém notou.
Esses registros efetuados no Japão revelam que a Suzuki está desenvolvendo uma motocicleta com motor de dois cilindros em linha, como suas rivais e não em V como a SV650. Isso permite um entre-eixos menor e um design mais compacto.
Esse motor já foi visto antes. Trata-se do “XE7”, de 700cc, que equipava o conceito Suzuki Recursion, apresentado em 2013. Era equipado com um turbocompressor, mas aqui aparece pela primeira vez em uma versão normalmente aspirada.
Despojado de seu turbo, o motor se torna um substituto óbvio para o V-twin da SV650, dando à Suzuki a oportunidade de criar um motor mais limpo e moderno para atender às leis de emissões atuais e futuras, ao mesmo tempo que economiza dinheiro.
Com o advento do Euro5, o alcance da Suzuki – especialmente na Europa – foi corroído porque as motos foram descartadas sem substituição conforme novas leis de emissões entram em vigor. Além da SV650 esse é o caso da GSX-750R e da Hayabusa.
A Suzuki está completando 100 anos de história em 2020 e vem comemorando timidamente nas redes sociais. A marca de Hamamatsu é obrigada a tapar alguns desses buracos de mercado se quiser continuar sendo relevante na indústria.