A Suzuki ainda não está de férias. A marca japonesa voltou para o circuito de Sepang, na Malásia a fim de realizar mais um punhado de testes particulares. Foi a primeira vez em que experimentaram a caixa de câmbio sem costuras (Seamless), que recebeu o selo de aprovação de Maverick Viñales.
O espanhol foi o único piloto titular da Suzuki a experimentar a novidade, já que Aleix Espargaró está de molho devido à uma vértebra fraturada em um acidente particular. O espanhol foi acompanhado dos pilotos de teste, Takuya Tsuda e Nobuatsu Aoki.
“Estes dois dias de teste têm sido muito intensos. Temos tentado muitas coisas e estou feliz porque experimentamos a eletrônica de 2016. O primeiro contato foi positivo e me deixa com a sensação de que tem um grande potencial, mas ainda temos muitas coisas para trabalhar e ainda há espaço para melhorias. Também estou feliz por experimentar a nova caixa de câmbio “seamless”. Nós estávamos esperando por isso e minhas impressões são muito positivas. A pista não estava completamente limpa, o que significa que não podíamos ir flat out, mas o teste foi bom para nossa equipe. Agora nós temos um monte de informações para trabalhar durante o inverno e se preparar para o próximo teste em fevereiro.” (Maverick Viñales)
Em 2016, a MotoGP terá seu regulamento técnico profundamente alterado. A principal mudança é uma centralina eletrônica (ECU) padronizada pela Dorna, para tentar reequilibrar as equipes do campeonato. Outra novidade importante é a chegada dos pneus Michelin, montados em um aro de roda ligeiramente maior, 17 polegadas ao invés das 16,5 habituais.
“Foram dois dias muito intensos, mas os resultados do teste são positivos. Tivemos algumas coisas para testar, como a nova caixa de câmbio “seamless” e estou feliz com a primeira impressão positiva de Maverick. Nós também tivemos a oportunidade de comparar algumas partes do chassis e obter informações importantes desenvolvidas durante o inverno. Também começamos a trabalhar com a ECU de 2016 na moto de Viñales, embora nossos pilotos de testes já tivessem experimentado em Valência, há duas semanas. Nesta área, ainda há muito trabalho a fazer, mas o início tem sido positivo. (Davide Brivio, diretor da equipe Suzuki).
No último dia de testes coletivos realizados dia 11 em Valência, Viñales ficou com o segundo melhor tempo, apenas 0s1 atrás do líder Marc Márquez. Espagaró ficou logo atrás, em quarto, mostrando que a Suzuki pode vir forte em 2016.