Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Suzuki testa adventure com novo motor de 700cc para substituir V-Strom 650

Lucas Carioli 31 de agosto de 2022




A Suzuki foi flagrada testando um protótipo de big trail que parece conter um motor de dois cilindros em linha completamente novo. A expectativa é de que a moto venha a substituir a atual V-Strom 650.

As fotos tiradas na região de Passo do Stelvio, na Itália, mostram um protótipo fortemente camuflado, mas mas claramente derivado da V-Strom atual. A grande diferença parece ser o motor, que parece ser um dois cilindros em linha, a julgar pela sua inclinação no quadro e posição do escapamento.

Não há maiores informações sobre o motor em si, mas os leitores mais assíduos devem se lembrar que a Suzuki trabalhou muito em um motor de dois cilindros em linha de 700cc na última década. Trata-se do conceito Recursion, apresentado no Salão de Tóquio de 2013.



Na época, o conceito era uma naked média futurista que continha um motor de 588 cm³ com comando simples e um turbocompressor para desenvolver perto de 100 cv. Dois anos depois, o propulsor ganhou um comando duplo e cilindrada aumentada para 700cc tornando-se “XE7”.

Desde então, vimos um fluxo interminável de patentes do conceito que nunca se transformaram em realidade. Agora, no entanto, a Suzuki tem um real motivo para utilizá-lo, porque está chegando a hora de atualizar um de seus produtos mais procurados, a V-Strom 650.

É um mercado incrivelmente competitivo. Além da Yamaha Ténéré 700, o segmento conta com BMW F750GS, F850GS, Triumph Tiger Sport 850, Kawasaki Versys 650 e Aprilia Tuareg 660. E ainda pode entrar na roda, em breve, a nova Honda Transalp 750.



Sem turbo, o novo motor da Suzuki pode desenvolver tranquilamente em torno dos 75 cv, suficiente para enfrentar a concorrência. A arquitetura também permite uma motocicleta mais leve e compacta, melhorando o seu comportamento em curvas, além de ser compatível com o Euro5.

A nova V-Strom ainda pode ser a primeira motocicleta de uma nova plataforma de modelos, algo que a Suzuki precisa, pois não lança nada realmente novo desde a GSX-R1000 em 2017. O próximo seria naturalmente uma nova naked média para substituir a SV650 ainda disponível no mercado europeu.

A única dúvida que fica é: a Suzuki continuaria chamando a motocicleta de V-Strom mesmo sem um motor em V? Alguns acreditam no retorno da sigla “DR800”, mas isso apenas o tempo vai dizer. Não espere nada em 2023, mas é algo que pode estar no horizonte para 2024 ou 2025.




Tags: Segredos Slider Suzuki V-Strom 650

Post navigation

Previous Honda disponibiliza linha 2023 da Fan 160 e Titan 160
Next Bastianini lidera quarteto de Ducatis em Misano. Quartararo é 5º

Leia também

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano
  • Segredos

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano

1 de setembro de 2025
Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro
  • Segredos

Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro

29 de agosto de 2025
KTM 490 Adventure pode estar a caminho
  • Segredos

KTM 490 Adventure pode estar a caminho

22 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.