A Suzuki foi flagrada testando um protótipo de big trail que parece conter um motor de dois cilindros em linha completamente novo. A expectativa é de que a moto venha a substituir a atual V-Strom 650.
As fotos tiradas na região de Passo do Stelvio, na Itália, mostram um protótipo fortemente camuflado, mas mas claramente derivado da V-Strom atual. A grande diferença parece ser o motor, que parece ser um dois cilindros em linha, a julgar pela sua inclinação no quadro e posição do escapamento.
Não há maiores informações sobre o motor em si, mas os leitores mais assíduos devem se lembrar que a Suzuki trabalhou muito em um motor de dois cilindros em linha de 700cc na última década. Trata-se do conceito Recursion, apresentado no Salão de Tóquio de 2013.
Na época, o conceito era uma naked média futurista que continha um motor de 588 cm³ com comando simples e um turbocompressor para desenvolver perto de 100 cv. Dois anos depois, o propulsor ganhou um comando duplo e cilindrada aumentada para 700cc tornando-se “XE7”.
Desde então, vimos um fluxo interminável de patentes do conceito que nunca se transformaram em realidade. Agora, no entanto, a Suzuki tem um real motivo para utilizá-lo, porque está chegando a hora de atualizar um de seus produtos mais procurados, a V-Strom 650.
É um mercado incrivelmente competitivo. Além da Yamaha Ténéré 700, o segmento conta com BMW F750GS, F850GS, Triumph Tiger Sport 850, Kawasaki Versys 650 e Aprilia Tuareg 660. E ainda pode entrar na roda, em breve, a nova Honda Transalp 750.
Sem turbo, o novo motor da Suzuki pode desenvolver tranquilamente em torno dos 75 cv, suficiente para enfrentar a concorrência. A arquitetura também permite uma motocicleta mais leve e compacta, melhorando o seu comportamento em curvas, além de ser compatível com o Euro5.
A nova V-Strom ainda pode ser a primeira motocicleta de uma nova plataforma de modelos, algo que a Suzuki precisa, pois não lança nada realmente novo desde a GSX-R1000 em 2017. O próximo seria naturalmente uma nova naked média para substituir a SV650 ainda disponível no mercado europeu.
A única dúvida que fica é: a Suzuki continuaria chamando a motocicleta de V-Strom mesmo sem um motor em V? Alguns acreditam no retorno da sigla “DR800”, mas isso apenas o tempo vai dizer. Não espere nada em 2023, mas é algo que pode estar no horizonte para 2024 ou 2025.