A chegada de uma nova Suzuki V-Strom 650 com motor de dois cilindros em linha significa que sua irmã naked, a SV650 também se beneficiará disso, ganhando uma nova geração, a primeira desde a sua introdução… em 1999!
As fotos conseguidas pelos britânicos do MCN mostram o protótipo em testes na mesma região de Passo do Stelvio, Itália rodando em conjunto com a V-Strom 650. O que demonstra que ambas estão sendo desenvolvidas ao mesmo tempo.
Fica difícil comprovar que esse seja exatamente o mesmo motor da nova V-Strom, mas o arranjo do escapamento e a posição em que se encontra no quadro não deixa dúvidas de que é um dois cilindros em linha, e não o V2 de 645 cm³ que vem sendo utilizado nas últimas duas décadas.
Embora ainda tenha muitos admiradores, o motor V2 teria que ser reformulado de qualquer maneira, para enquadrar as motocicletas às novas leis de emissões do Euro5. A Suzuki, então, provavelmente optou por introduzir algo totalmente novo.
Além disso, os motores de dois cilindros em linha provaram ser mais versáteis no que concerne o design, proporcionando um entre-eixos mais curto aprimorando a agilidade. Não por acaso, o protótipo SV650 parece ter uma carroceria e um quadro totalmente novos.
Há mais detalhes interessantes que podem ser observados: o protótipo tem garfos invertidos, algo que a SV650 nunca teve; a balança, que é diferente da V-Strom, parece ser de alumínio forjado e os freios Nissin tem pinças radiais de dois pistões.
No design, ainda bastante camuflado, o conjunto óptico tem faróis estilo projetor, tendência iniciada pela Yamaha MT-07. O painel é uma tela totalmente digital, quem sabe até de TFT. Sim, porque uma de suas principais rivais, a Kawasaki Z650 já tem, inclusive comunicável com o smartphone.
Embora disfarçadas, as duas motos parecem, em grande parte, definidas em seus conceitos básicos. É uma grande notícia, pois não é todo o dia que se flagra um novo modelo da Suzuki a caminho. Os fãs das duas motos que o digam. Mas a espera parece estar acabando.