Comemorando os 30 anos de produção da série GSX-R, a Suzuki revelou que a moto de 1000 cilindradas terá uma pintura especial, que relembra o primeiro modelo produzido em 1985.
O novo layout, em branco e dois tons de azul foi apresentado ontem (7), em um evento em Sachsenring, palco do Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP. A equipe de corridas também utilizará uma pintura comemorativa nas motos de Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
“A Suzuki Motor Corporation anunciou uma GSX-R1000 “30th Anniversary production”, que estará disponível em breve nas concessionárias Suzuki globalmente. Ela possui o mesmo esquema de pintura que vai ser usada na corrida por Aleix Espargaro e Maverick Viñales, neste fim de semana. Ostentando o lendário azul e branco pioneiro de Kevin Schwantz na década de 80, os dois pilotos terão layouts que celebram a herança de corrida da GSX-R.” (Comunicado de imprensa da Suzuki)
O próprio Kevin Schwantz, campeão pela marca em 1993 também deixou suas impressões. O norte-americano permanece ligado à Suzuki até os dias atuais, agindo como uma espécie de “garoto propaganda” para a montadora de Hamamatsu.
“Eu pilotei pela primeira vez a GSX-R nas 8 Horas de Suzuka de 1985, com Graeme Crosby. Os primeiros modelos vieram para os Estados Unidos em 1986, onde a usamos nos campeonatos de superbike norte-americanos. “A GSX-R é para mim a definição de uma moto esportiva. Quando foi lançada, mudou completamente os conceitos de uma superbike e continua a evoluir desde então. Estive envolvido com a Suzuki por toda minha carreira e gosto de pensar que nas corridas que disputei, ajudei com algum desenvolvimento para a GSX-R.” (Kevin Schwantz)
Apesar de ainda competir com sucesso em diversos campeonatos de superbike pelo mundo (tendo inclusive vencido as 24 Horas de Le Mans esse ano), a GSX-R ainda é basicamente a mesma de 2005. Contudo, uma nova geração planejada para 2017, vem sendo acompanhada pelo Notícias Motociclísticas há algum tempo.