Depois de décadas, a Suzuki está apresentando essa semana no Salão de Milão uma nova geração para sua popular DR-Z400S dual-sport e DR-Z400SM supermoto. As motocicletas contém um novo motor, novo quadro, eletrônica moderna, mas o espírito de sempre.
No exterior, a DR-Z400 desenvolveu um grande fã-clube entre pilotos de trilha, entusiastas de supermoto e aventureiros ao redor do mundo graças a sua combinação de bom desempenho e baixa manutenção. Agora, finalmente, ela passou por uma atualização completa para trazê-la ao século XXI.
Ambos os modelos compartilham o mesmo motor monocilíndrico refrigerado a líquido com 398 cm³ (como a antiga). Mas a Suzuki diz que mudou quase todos os aspectos internos, como novas válvulas de admissão de titânio, válvulas de escape ocas preenchidas com sódio, novos perfis de came, novo pistão, novos cárteres e um novo cabeçote com duas velas.
Graças a um novo acelerador eletrônico com corpo de 42 mm e um injetor de combustível de 10 furos, uma nova caixa de ar e sistema de escapamento de acordo com o Euro5+, o motor produz 38 cv a 8.000 rpm e 3,7 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão continua sendo uma caixa de cinco marchas, mas agora combinada com uma embreagem deslizante.
A Suzuki também desenvolveu um novo quadro de aço com longarina dupla combinado com um novo subchassi de alumínio e braço oscilante de alumínio para ambos os modelos. A KYB fornece suspensão de longo curso para ambas, com compressão e rebote regulável. O amortecedor traseiro também oferece pré-carga ajustável.
Ambas parecem quase idênticas à primeira vista – exceto pela diferença óbvia no tamanho das rodas. No entanto, as diferenças são ainda maiores, com a DR-Z4S apresentando suspensão de curso mais longo e uma combinação de rodas de 18/21 polegadas (com câmara) que deve suportar tudo. Já a DR-Z4SM utiliza um par de aros raiados de 17 polegadas e pneus esportivos.
Outras diferenças aparecem no sistema de freios, com a DR-Z4SM ganhando um disco dianteiro maior, de 310 mm, enquanto a DR-Z4S é equipada com disco de 270 mm. Ambas, no entanto, compartilham a mesma pinça axial. O ABS é padrão nas duas, mas na SM ele pode ser desativado nas duas rodas enquanto que na S apenas na traseira.
Tanto a DR-Z4S quanto a DR-Z4SM contam com três modos de potência selecionáveis. O modo A oferece a entrega de aceleração mais direta, fornecendo torque total em baixa rotação. Os modos B e C são mais suaves para condições escorregadias ou de baixa aderência. As duas também vêm com um sistema de controle de tração que oferece dois modos padrão mais um terceiro modo G (cascalho).
Ajustado independentemente na DR-Z4S e DR-Z4SM, o modo G entra em ação mais lentamente do que os dois modos padrão e tem um nível máximo de intervenção mais baixo, permitindo mais giro da roda traseira para melhor desempenho no off-road. Como todos as Suzukis modernas, também está lá o sistema ‘Easy Start’ que levanta os giros na partida para evitar engasgos.
O tanque de combustível comporta apenas 8,7 litros, o que deve representar aproximadamente 240 km de autonomia se uma velocidade média razoável for mantida. A S estará disponível nas cores amarela/branco (Champion Yellow No. 2/Solid Special White No. 2) ou cinza (Solid Iron Grey) e a SM em cinza (Sky Grey) ou branco (Solid Special White No. 2).