Uma das novidades mais interessantes apresentadas pela Suzuki no Salão de Milão foi o reaparecimento da SV650. Lançada em 1999, a naked média foi substituída pela SFV650 Gladius em 2006 e agora retoma o seu posto com diversas atualizações, claro.
Na verdade, as duas motos são muito semelhantes. O chassi é o mesmo da Gladius, porém com 70 partes diferentes, que reduziram em até oito quilos o peso da moto, totalizando 197 kg com ABS, um quilo a mais que a versão sem o sistema.
O motor de 645 cm³ e dois cilindros em V inclinados à 90º também é o mesmo, mas possui 60 novas peças, incluindo pistões revestidos com resina para reduzir o atrito. Foram mudanças que fizeram a potência crescer consideravelmente, para 76 cv, enquanto a Gladius tinha apenas 71 cv. O torque máximo permaneceu o mesmo, ou seja, 6,49 kgf.m.
Melhorias eletrônicas também foram introduzidas. Por exemplo, a SV650 agora possui um novo sistema de partida chamado “Suzuki Easy Start”, que dispensa o acionamento da embreagem como nas antigas Suzuki. Existe também o “Low RPM Assist”, que aumenta levemente a rotação quando a embreagem é acionada, ajudando os iniciantes a não apagarem a moto na arrancada.
A caixa de ar é nova e com funis escalonados, que segundo a Suzuki ajudam na potência em médios regimes. A tampa da embreagem foi redesenhada para diminuir o peso assim como o escapamento 2×1 em forma de triângulo, o que elimina a câmara inferior que a Gladius possuía.
A moto tem um novo radiador com ventoinha maior e um novo painel de instrumentos em LCD de brilho ajustável que pesa apenas 275g. As informações que informa são a de marcha engatada, tacômetro, horas, hodômetro, consumo médio e instantâneo, além das tradicionais luzes espia.
O tanque de combustível foi reduzido em 64,5 milímetros no seu ponto mais largo, mas isso não afetou sua capacidade de armazenamento, que é de 13,8 litros. Os freios são da marca Nissin, com discos de 290 mm e dois pistões na dianteira. O ABS é novo e 830g mais leve que o oferecido na Gladius. As rodas são de cinco raios de alumínio fundido, da TPR.
Embora a SV650 seja moderna, o farol é redondo e obsoleto destoando completamente do conjunto da moto. A lanterna traseira é bipartida e de LED, em total contraste com a dianteira. A altura em relação ao solo é de apenas 785 milímetros, tornando-a moto mais baixa entre 600 e 800 cc, segundo a Suzuki.
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