A Suzuki efetuou um interessante registro de patentes sobre um novo motor do tipo monocilíndrico que contém uma solução inovadora em seu sistema interno.
Os desenhos descobertos pelo Cycle World revelam um motor com uma espécie de cilindro fictício que tem a função de atuar como um balanceador. Dessa forma, o pistão permanece em equilíbrio primário, o que significa que ele pode girar mais e, assim, aumentar a potência.
Não é a primeira vez que uma ideia semelhante é tentada. Em 1993, a Ducati apresentou a esportiva “Supermono” de 550cc, que continha uma solução muito parecida. A moto, no entanto teve a sua produção encerrada em 1995 após apenas 65 unidades produzidas. A questão aqui é: em qual motocicleta a Suzuki planeja implementar o sistema?
Motores monocilíndricos ainda são via de regra no Off-Road esportivo, principalmente no Motocross. Assim, a expectativa é de que o projeto da Suzuki esteja em algum modelo do segmento, na linha DRZ, que não são seriamente atualizadas há um bom tempo, ao mesmo tempo em que impulsionam a marca nas pistas de terra do mundo.
Essa também não é a primeira vez que flagramos recentemente o projeto de um novo motor monocilíndrico da Suzuki. Em março noticiamos algo parecido, mas que estava incrustado no chassi da GSX-R250. Podem os dois desenhos estar relacionados? O tempo dirá.