A Suzuki registrou no Escritório de Patentes dos EUA uma série de desenhos sugerindo que o projeto de um motor turbinado – que existe há alguns anos – está progredindo.
Os desenhos revelam um motor sobrealimentado encaixado em um chassi do tipo treliça tubular, o que permite que as mangueiras exigidas pelo pequeno intercooler possam ser mais facilmente direcionadas em torno do quadro.
É um motor muito semelhante ao chamado “EX7” visto no Recursion, um conceito futurista apresentado no Salão de Tóquio de 2013. De acordo com a Suzuki, esse propulsor possuía duplo comando (DOHC), dois cilindros em linha, 588 cm³ e mais de 100 cv de potência.
O nome “Recursion” também foi registrado nos Estados Unidos, evidenciando de que se trata do mesmo projeto. A Suzuki, assim como a Kawasaki parece estar apostando na aspiração forçada como uma forma combinar potência, leveza e economia no mesmo pacote.
Vale lembrar que a apresentação de uma patente pode não significar nada. As montadoras estão sempre registrando projetos para fins de copyright e muitos são apenas arquivados. O que não parece o caso do Recursion, que volta e meia reaparece. A imprensa europeia está confiante de algo de concreto pode ser visto no próximo Salão de Tóquio, em outubro.