A Suzuki efetuou um interessante registro de patente para um novo sistema de exaustão. O escapamento é muito parecido com o da GSX-R 1340 Hayabusa e pode estar na próxima geração do modelo.
Os desenhos descobertos pela imprensa espanhola revelam todos os ângulos do escapamento no esquema 4x1x2, sistema de distribuição de gases mais comumente utilizado em esportivas de grande deslocamento.
Se observar com atenção, os tubos que vão do catalisador às ponteiras são diferentes. O esquerdo, claramente mais sinuoso e estreito. O direito, mais largo e reto contendo também a sonda lambda e uma válvula com servomotor.
Essa válvula provavelmente fecha a passagem dos gases do coletor à direita, de modo que a baixas rotações apenas o esquerdo atua, diminuindo o índice de ruídos, emissões (lembre-se do Euro5) e melhorando o torque.
À medida que a rotação aumenta, a válvula no coletor direito se abre, facilitando a saída de gases e possibilitado uma maior potência em giros mais altos. Válvulas para controlar a passagem dos gases existem em motocicletas desde os anos 1980, como o sistema EXUP da Yamaha.
Não é preciso pensar muito para chegar a conclusão que esse escapamento cairia muito bem em uma Suzuki Hayabusa. A lendária sport-touring teve a sua produção na Europa encerrada em dezembro por não se enquadrar nos índices de emissões do Euro4. A GSX-R600, 750 e 1000 tiveram o mesmo destino.
Com suas principais motocicletas ausentes, a Suzuki já está planejando novidades. Na semana passada, um novo sistema de válvulas variáveis também foi flagrado. Mas apenas a GSX-R 1340, na forma como conhecemos hoje, estaria apta para receber este escapamento registrado. Os próximos meses serão vitais para o futuro do falcão peregrino.