Rumores do Japão sugerem que a Suzuki teria mais uma carta na manga com o motor de dois cilindros e 800cc: uma versão retrô da GSX-8S para rivalizar com a Yamaha XSR 700 e Kawasaki Z650 RS.
Depois de um longo período de desenvolvimento, a Suzuki apresentou em 2022 uma nova plataforma com um motor bicilíndrico de 776 cm³ e ordem de disparos a 270º que desenvolve cerca de 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm.
Como otimizar a produção é o mantra das fabricantes modernas, esse motor já equipa a geração atual da V-Strom média (substituíndo o antigo V-Twin de 650cc) e as esportivas GSX-8S (naked) e GSX-8R (carenada), que deve chegar ao Brasil nas próximas semanas.
Uma moto de aventura, uma roadster e uma esportiva, todas baseadas na mesma plataforma, demonstram que esta é uma base boa para praticamente qualquer outra coisa que a Suzuki queira criar a partir do mesmo kit de peças. Portanto há mais suco para extrair desses limões.
A notícia que vem do Japão é que uma GSX-8S retrô pode ser a próxima. É um caminho lógico para a Suzuki. A motocicleta é tecnicamente semelhante à Yamaha MT-07 e a Kawasaki Z650, que já tem suas respectivas versões retrô disponíveis.
A Suzuki, por sua vez, ainda não tem um modelo retrô médio, apenas a GSX-S1000 Katana, lançada há alguns anos. Pode-se dizer que a antiga SV 650 Gladius cumpria esse papel, mas ela precisou ser descontinuada no final do ano passado por não se enquadrar ao Euro5+.
Se os rumores japoneses forem verdadeiros, a dúvida que fica é sobre sua aparência. Ela poderia adotar o visual inspirado nos anos 1970, como a XSR700 e Z650RS, ou… simplesmente continuar como SV800, tal qual fez com a V-Strom, mantendo o nome original apesar de tudo.