Os indícios de que a Suzuki está planejando uma nova GSX-R 1000 estão ficando cada vez mais fortes. A marca de Hamamatsu registrou novas patentes que mostram o trabalho em renovar sua mais clássica superbike.
A tradicional revista britânica Motorcycle News aponta como certa a chegada de uma nova geração da GSX-R 1000, a “K7”, que provavelmente será apresentada no Salão de Milão, na Itália, no final de novembro, já como linha 2016. No começo do ano já abríamos a possibilidade de uma renovação na linha.
Novos registros de patentes apontam que a nova GSX-R terá modificações em seu motor de 4 cilindros, contendo agora um comando de válvulas variável (VVT), sendo essa a primeira vez que o sistema é utilizado em uma superbike.
No mês passado, noticiamos que a Suzuki trabalhava em um comando de válvulas variável, mas para ser utilizado na crossover V-Strom. São modificações que permitiriam à nova GSX-R chegar ao seleto clube das motos que possuem 200 cv, caso da Yamaha R1, Kawasaki H2, Ducati 1299 Panigale e Aprilia RSV4.
A GSX-R também teria sensíveis melhorias eletrônicas, contendo ABS em curva, diversos modos de pilotagem e um controle de tração mais completo. O que ainda não está claro é se a moto vai utilizar a suspensão ativa da Bosch, a polêmica IMU (Inertial Measurement Unit), que já é empregada na R1 e Panigale.
Os desenhos revelam que a Suzuki redesenhou completamente o quadro e a balança, o que sugere que eles preferem trabalhar cima de melhorar a ciclística do que simplesmente encher a moto de novos sistemas eletrônicos.
O gerente geral da Suzuki na Grã-Bretanha, Paul De Lusignan recusou-se a admitir que uma nova GSX-R está à caminho, mas não negou a importância do icônico modelo para a marca: “é um modelo importante para nós, no Reino Unido e para a Suzuki globalmente”, afirmou.
“É uma máquina icônica. Estamos continuamente desenvolvendo-a tanto na fábrica e em conjunto com nossas equipes de corrida, assim como com nossa equipe de MotoGP. Novas tecnologias são constantemente testadas e desenvolvidas, com vista a serem empregadas em motos de produção, mas não estamos em condições de confirmar quais novos ou reformulados modelos podem estar em desenvolvimento.” (Paul De Lusignan)
A prioridade da Suzuki com a nova GSX-R é alta. Especula-se que, de início, o lançamento aconteceria apenas em 2017, mas foi antecipado para 2016. O preço estimado na Grã-Bretanha deve girar em torno das £13.000 libras (quase R$ 60 mil, sem impostos).
Lançada a exatamente 30 anos, em 1985, a linha GSX-R redefiniu padrões de esportividade em motos, se tornando, talvez, no modelo mais conhecido da Suzuki, mundialmente. No entanto, a última grande atualização aconteceu há dez anos com a geração “K5”, que na época novamente atingiu novos níveis de potência e dirigibilidade.
A Suzuki, no entanto, foi uma das mais afetadas com a crise econômica mundial de 2008, que fez com que a marca se retraísse no mercado. Contudo, sinais de melhora já começaram a surgir em 2013 quando novos modelos (como a naked GSX-S) e a volta à MotoGP foram anunciados. No último domingo (19) a atual GSX-R venceu as 24 Horas de Le Mans de moto, enfatizando o compromisso da empresa com as corridas.