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Suzuki patenteia sistema de válvulas variáveis para a Hayabusa 1340

Lucas Carioli 23 de agosto de 2023

Foram descobertos novos registros de patente que revelam os planos da Suzuki de introduzir um comando de válvulas variável na GSX 1340R Hayabusa. A novidade pode aparecer em 2025.

As novas patentes revelam um sistema simples de faseamento de cames hidráulico, apenas na árvore de cames de admissão, que pode girar o came de admissão alguns graus em relação à sua correia dentada quando a pressão do óleo é introduzida no phaser de cames.

Isso é feito em altas rotações, avançando o sincronismo da árvore de cames de admissão para aumentar a quantidade de sobreposição das válvulas – o período em que as válvulas de admissão estão abertas para permitir uma nova carga de combustível e ar no cilindro.

As válvulas de exaustão também ainda estão abertas para expelir a carga gasta do ciclo anterior. Isso maximiza a quantidade de combustível novo e o enchimento de ar que entra no cilindro garantindo que tudo o que entra no escapamento saia.

Com o tempo de válvula fixo, a mesma quantidade de sobreposição das válvulas é excessiva em baixas rotações, permitindo que o combustível não queimado escape para o escapamento antes que as válvulas de escapamento fechem e prejudicando as emissões e a economia.

Isso é importante, uma vez que o Euro5 exige limites rigorosos para as emissões de hidrocarbonetos não metano – que são o resultado de combustível não queimado nos gases de escape. Esses limites vêm aumentando nos últimos anos e devem continuar nos próximos.

O comando de válvulas variável com faseamento de cames já é uma ideia bem conhecida, com a Ducati utilizando o sistema “DVT” em suas motos mais recentes. A Kawasaki GTR1400 utilizava algo semelhante e a própria Suzuki tem um dispositivo totalmente mecânico na atual GSX-R1000.

Esse dispositivo, já patenteado, foi desenvolvido para contornar as regras da MotoGP, que proíbem o VVT eletro-hidráulico. A nova patente da Hayabusa se diferencia por um detalhe específico do sistema de atuação controlado por computador que abre ou fecha canais de óleo para o phaser do came.

Ainda assim, o sistema é totalmente convencional, aparafusado na lateral do bloco de cilindros, onde não interfere no design do chassi da motocicleta não necessitando alterar as carcaças do motor ou o design da extremidade inferior, o que reduz os custos de desenvolvimento e produção.

Nesses quase 25 anos, a Hayabusa teve apenas três gerações, com a Suzuki evitando grandes intervenções. O sistema VVT aqui descoberto seria uma maneira perfeita para adicionar desempenho e reduzir emissões, sem alterar a moto e com custos baixos.

Mas se o sistema for introduzido na Hayabusa não será para o modelo 2024. Essa moto já foi lançada em alguns mercados, incluindo uma edição de “25ª aniversário” que até agora foi disponibilizada à linha nos EUA, França, Itália e Alemanha.

Tags: GSX-R 1340 Hayabusa Segredos Slider Suzuki

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