É da Yoshimura SERT Motul, ex-equipe oficial da Suzuki, a pole position para as 24 Horas de Bol d’Or, que acontece nesse fim de semana, na França. Eles deixaram a equipe oficial da BMW e a YART Yamaha para trás.

O responsável pelo feito foi o piloto Étienne Masson, que conseguiu a primeira volta abaixo de 1min51s no circuito de Paul Ricard, no litoral francês, e elevou o cálculo da média de voltas junto com seus companheiros de equipe, Gregg Black e Dan Linfoot.
Segundo Masson, a volta de 1min50s932 foi possível graças ao vácuo gerado pelo competidor Corentin Perolari, da equipe F.C.C TSR Honda France, que estava a sua frente na longa reta Mistral que é marca registrada do circuito. Uma performance que garantiu a pole position e cinco pontos cruciais no campeonato.
Quando o ultrapassei na reta oposta, disse: ‘agora é hora de fazer o meu trabalho’ e mostrar que conseguia. Quando vi a volta no meu painel, foi realmente muito emocionante e estou muito feliz. Temos um ritmo muito bom e a equipe trabalha muito bem. Somos muito competitivos com os tempos de pit stop e tudo está sob controle. Ainda estamos muito atrás no campeonato, então temos que fazer nossa própria corrida e ver“, disse Masson.
Em segundo e com quatro pontos ficou a BMW World Endurance Team, que vinha liderando até então graças à excelente volta de Marcus Reiterberger, 1min51s023. Marvin Fritz foi o responsável pela melhor volta da YART Yamaha, líder do campeonato, que garantiu a terceira posição.
Perolari, junto com seus companheiros, Alan Techer, Taiga Hada e Isaac Viñales ficou na quarta posição, a frente da AutoRace Ube Racing Team, equipe particular com maquinário BMW dos pilotos Loris Baz (o responsável pela melhor volta), Leandro Mercado e Naomichi Uramoto.
O conhecido Randy Krumenacher, ex-piloto do Mundial de Motociclismo, colocou a Tati Team AVA6 racing na sexta posição, enquanto que Mike di Meglio fez o mesmo pela Kawasaki Webike Trickstar, principal equipe da marca verde em sétimo. A ERC Endurance e a Marc VDS Racing completaram os nove primeiros.
Em décimo, a equipe polaca Wójcik Racing garantiu a pole position na categoria Superstock à frente da Champion-MRP-Tecmas, ambas com motos BMW S1000RR.Na categoria Experimental, a equipe mais rápida foi o Team Metiss, com seu protótipo MS JBB22 em 24ª.
A 88ª edição das 24 Horas de Bol d’Or tem largada programada para amanhã (sábado, 20 de setembro) às 15h00 no horário local (10h00 no horário de Brasil). É a última etapa do Mundial de Endurance da FIM em 2025 e todos os principais títulos ainda estão em aberto.
A YART Yamaha lidera o campeonato com 88 pontos, apenas um a frente da BMW Motorrad Endurance Team. Em terceiro vem a Kawasaki Webike Trickstar, com 83 pontos, enquanto que os atuais campeões da Yoshimura SERT Motul vem em quarto com 73, embora já tenham conquistado 5 pontos graças à pole position.
24 Horas de Bol d’Or – Grid de Largada (10 primeiros)
01.Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R)
02.BMW World Endurance Team (BMW S1000RR)
03.YART Yamaha (Yamaha YZF-R1m)
04.F.C.C. TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R)
05.AutoRace Ube Racing Team (BMW S1000RR)
06.Tati team AVA6 racing (Honda CBR1000RR-R)
07.Kawasaki Webike Trickstar (Kawasaki Ninja ZX-10R)
08.ERC Endurance #6 (BMW S1000RR)
09.Elf Marc VDS Racing Team / KM99 (Yamaha YZF-R1m)
10.Wójcik Racing Team #777 SST (Honda CBR1000RR-R)