Parece que definitivamente estamos cada vez mais perto de ver uma nova Suzuki GSX-R Hayabusa. De acordo com a imprensa italiana, a venerada superbike deve ganhar uma nova geração com motor aumentado para 1440 cm³ em 2019.
As informações surgiram no site italiano Insella, que além do aumento na capacidade cúbica do motor, aponta a chegada de um novo chassi e o acréscimo de mais dispositivos eletrônicos, como modos de pilotagem, ABS em curvas e suspensão ativa.
Os motivos para tantas mudanças são vários e não se trata de especulação barata. Fazem exatamente dez anos que a atual geração entrou em vigor, quando ainda reinava absoluta no segmento das sport-touring. De lá para cá, a eletrônica avançou absurdamente e surgiram novos concorrentes como a Kawasaki Ninja H2.
Embora seja uma superbike, a Ninja H2 ofuscou o brilho das Hayabusa quebrando seguidos recordes de velocidade máxima. Para provocar ainda mais a rival, a marca verde lançou no ano passado a Ninja H2 SX, justamente uma versão sport-touring para neutralizar de vez as GSX-R1340.
Atual modelo deixa mercado ao final do ano
Além disso, a Hayabusa atual não poderá ser mais comercializada no ano que vem por não atender às normas antipoluição europeias e de outros países. Mesmo com o Euro4 já em pleno vigor, a moto ainda obedece apenas à legislação do Euro3, que expira definitivamente no final de 2018. Este, portanto, também deve ser o último ano das GSX-R600 e GSX-R750 atuais.
A principal solução das montadoras para enquadrar as motos aos novos regulamentos sem grandes gastos e perdas de potência tem sido simplesmente aumentar a capacidade cúbica de seus motores. Isso foi visto com a Kawasaki Z900, Triumph Street Triple 765 e BMW F850GS. Portanto, faz todo o sentido o motor da Hayabuysa receber o acréscimo de 100 cm³.
Além dos motivos técnicos e mercadológicos, ainda existem os históricos. 2018 marca o vigésimo ano da apresentação da Hayabusa original, que surgiu para desbancar a Honda CBR-1100 XX Blackbird do posto de moto mais veloz do planeta. Com certeza, a Suzuki não vai deixar a ocasião passar em branco.
Vale lembrar também que a Suzuki foi incrivelmente discreta no último Salão de Milão, a principal vitrine das montadoras realizado em novembro. Apenas um modelo foi apresentado e ainda assim era somente uma versão retrô da SV650. Temos motivos para ficarmos ansiosos.