A Suzuki GSX 1340R Hayabusa conseguiu um feito impressionante na Índia. Com 511 unidades vendidas no último ano, ela tornou-se a motocicleta acima de 1000cc mais vendida do país.
Atualmente o maior mercado de motocicletas do mundo, a Índia coloca cerca de 20 milhões de motocicletas novas em seu trânsito caótico todos os anos. Lá, o ano fiscal vai do início de abril ao final de março e é por isso que os números de vendas já foram divulgados.
No entanto, a Índia cobra tantos impostos de importação sobre motocicletas de grande cilindrada completas que elas são praticamente invendáveis. É por isso que a maioria das motocicletas novas são importadas em peças pelas próprias fabricantes.
Inicialmente, a Hayabusa era vendida no método CBU (Completamente Montada) importada completa, mas desde 2021 está disponível como em CKD (Completamente Desmontada), montada localmente na fábrica da Suzuki em Gurugram. Isso fez com que o preço fosse reduzido.
Os resultados já aparecem nas estatísticas: 511 unidades foram vendidas no ano fiscal de 2025, o que representa um aumento de 71% nas vendas da Hayabusa na Índia em comparação ao ano anterior, quando haviam sido 298 unidades.
Ainda assim, uma Hayabusa zero quilômetro custa cerca de 17.000 euros na Índia, enquanto uma Royal Enfield Hunter 350 custa apenas 1.500 euros. A Suzuki é líder de mercado no segmento indiano de motocicletas de 1.000-1.600 cm³, com uma participação de mercado de até 57%.