A imprensa japonesa novamente está dizendo que veremos uma Suzuki GSX 1340R Hayabusa atualizada em 2021. No entanto, as novidades devem ser bem mais modestas do que esperávamos.
De uma nova carroceria aerodinâmica a um motor de 1.500 turbinado e câmbio automático: muitas foram as especulações sobre a Hayabusa nos últimos anos, modelo que deixou de ser produzido no final de 2018 na Europa por não atender aos limites de emissões. Mas o tempo foi passando e nada aconteceu.
As novas informações partem da bem conceituada revista japonesa AutoBy, responsável pelas ilustrações que vemos aqui. Eles afirmam que a motocicleta vai mesmo voltar, mas apenas com um leve facelift em seu design para refletir algumas ideias mostradas no conceito GSX de 2015.
O motor seria o mesmo tetracilíndrico de 1.340cc, apenas adaptado ao Euro5 por meio de um novo sistema de admissão e exaustão. Espera-se que a potência permaneça em torno de 200 cv. O mesmo pode ser dito sobre o chassi, que manteria o quadro em dupla trave de alumínio, mas com a suspensão e eletrônica atualizadas.
Essa eletrônica deve ser encabeçada por uma boa unidade de medição inercial, o que credenciaria a Hayabusa a possuir o S.I.R.S (Suzuki Intelligent Ride System) implementado na nova V-Strom 1050XT, que possui três níveis modos de pilotagem e um controle de tração atualizado e acelerador eletrônico ride by wire. Não seria demais esperar ainda controle de cruzeiro, iluminação de LED e um painel de TFT.
Durante o lançamento da nova Suzuki Katana em 2018, o presidente da marca, Toshihiro Suzuki disse que eles planejavam lançar 10 novos modelos até 2021, com foco em motos grandes, além de fortalecer a linha e criar novas séries a partir de modelos existentes. Bem, 2021 já está logo ali e o que eles lançaram de grande desde então foi apenas a V-Strom 1050. Deve haver mais vindo e em breve.