Um das atrações mais interessantes no Salão de Milão de 2017 foi essa Suzuki GSX-S1000F, que recebeu uma roupagem inteiramente nova inspirada na clássica GSX-R 1100 Katana. O modelo vem recebendo tantos elogios, que alguns já pedem a sua produção em série.
A ideia foi promovida pela divisão italiana da revista Motociclismo, que pediu ao designer italiano Rodolfo Frascoli (criador da Moto Guzzi Griso, Triumph Speed Triple e Tiger 1050) para que fizesse uma espécie de releitura de uma Katana nos dias atuais. O modelo lançado em 1982 se tornou um ícone da marca japonesa, restabelecendo padrões estéticos e esportivos.
A base foi a moderna e versátil GSX S-1000F e a adaptação mecânica ficou a cargo da empresa Engines Engineering, sediada em Bolonha. O quadro e o motor de quatro cilindros em linha permaneceram inalterados, mas o subchassi é totalmente novo, para conferir uma posição de pilotagem mais agressiva e elevada.
Mas o grande destaque é mesmo o design. Coube à Engines Engineering interpretar os desenhos e ilustrações de Frascoli, criando um molde em argila, que foi lapidado e refinado até chegar às formas finais. O resultado é um tanque de combustível integrado ao conjunto óptico dianteiro, como na Katana original.
Batizada de “Suzuki Katana 3.0 Concept”, a customização foi uma das atrações mais surpreendentes no estande da marca em Milão, onde poucas novidades foram apresentadas. Deveriam os japoneses realmente considerar uma versão de produção permanente?