A Suzuki Motos do Brasil anunciou hoje (29) durante o Festival de Interlagos, que vai disponibilizar no país, a partir de junho, a GSX-S1000 GX, versão crossover da naked de 1 litro apresentada no exterior no ano retrasado.
Apresentada no Salão de Milão de 2023, a GSX-S1000 GX possui o mesmo motor de 999 cm³ e quatro cilindros em linha de suas irmãs capaz de render 150 cv a 11.000 rpm e 106 Nm de torque a 9.250 giros, já completamente adaptado para as últimas normas antipoluição.
O chassi, no entanto, é bem diferente, retrabalhado para permitir uma ergonomia mais relaxada, com as costas eretas, pernas pouco recuadas e braços em posição relaxada, como toda crossover tem. O objetivo é aumentar o conforto em viagens longas.
Outras alterações importantes estão na suspensão da marca Showa. A GSX-S1000 GX é 15 milímetros mais alta que a GSX-S1000 GT, com 3 cm a mais de curso na dianteira e 2 cm na traseira. A altura do assento é mediana, 845 mm.
Essa suspensão, chamada de “Suzuki Advanced Electronic Suspension (SAES)”, também pode ser considerada como a primeira do tipo semi-ativa da história da marca, pois é capaz de se ajustar automaticamente em tempo real para corresponder às condições de condução.
A parte eletrônica, de fato, é bem completa, com a GSX-S1000 GX vindo ainda com três modos de condução (e um modo personalizável), controle de tração, controle de cruzeiro, anti-wheelie, ABS em curvas, controle de freio-motor e quickshifter bidirecional.
Tudo é visualizado em um painel TFT de 6,5 polegadas pareável com o seu smartphone via aplicativo Suzuki mySPIN, oferecendo acesso a navegação, música, contatos e outras funcionalidades. O para-brisa é regulável manualmente em três estágios.
Rodas e pneus são as mesmas da GSX-S1000 GT, 120/70ZR17 na frente e 190/55ZR17 na traseira. Ou seja, são esportivos e não mistos, por isso nem pense em pegar uma estrada de terra. Mesmo no asfalto, a GX pede moderação: a velocidade máxima é de apenas 215 km/h.
A nova Suzuki GSX-S1000 GX chega às 140 concessionárias de todo o país a partir da segunda quinzena de junho, disponível nas cores azul, preta e vermelha, com preço sugerido de R$ 98.800, o que não inclui despesas de frete e seguro.







