Foram descobertos novos registros de patente da Suzuki, que revelam novidades na sua principal superbike, a GSX-R1000. As mudanças incluem uma nova carenagem e alterações no motor.
Os desenhos foram descobertos pela seguradora Benetts, patrocinadores da Suzuki nas pistas britânicas há muitos anos. A visão lateral, quando colocada sobre uma foto do modelo atual revela as diferenças na linha 2020.
Quadro, braço oscilante e suspensões são virtualmente idênticos, entretanto podemos notar que a carenagem é mais baixa, assim como a ponteira do escapamento. O tanque de combustível também parece ter sido alterado, ficando mais anguloso.
Não é a primeira vez esse ano que reportamos o trabalho da Suzuki na GSX-R1000. Embora o atual modelo tenha atingido as lojas apenas em 2017, no continente europeu, novos limites de emissões de poluentes (Euro5) passam a vigorar no próximo ano.
Por isso, a maioria dos fabricantes já trabalha para adequar seus modelos às novas leis. Na GSX-R1000, isso pode significar em um novo escapamento, com catalisadores maiores. Para compensar, a Suzuki introduziria um sistema de válvulas variáveis na moto.
A tecnologia tem sido consensualmente adotada como solução para adequar as motocicletas às novas leis, sem que haja perda de potência. No ano passado, a BMW revelou o sistema “ShiftCam“, que faz o mesmo na nova S1000RR, embora com acionamento diferente, eletromecânico.
A Honda, que também trabalha para atualizar a CBR1000RR, é outra a estudar a introdução de seu “VTEC” na Fireblade. Na Suzuki, por outro lado, o sistema é totalmente mecânico e funciona apenas no lado da entrada e não tem influência na elevação da válvula.
A expectativa é de que a nova Suzuki GSX-R1000 seja apresentada no Salão de Milão em novembro desse ano. Esperam-se muitas novidades da marca japonesa, como uma nova Hayabusa (que está completando 20 anos) e uma nova V-Strom 1000, que pode receber a volta da sigla DR.