Aproveitando a apresentação da V-Strom 800, o grupo J.Toledo também revelou hoje (23) a chegada ao Brasil da Suzuki GSX-8S, naked bicilíndrica lançada no exterior há dois anos para brigar com a Yamaha MT-07.
Apresentada no Salão de Milão de 2022, a Suzuki GSX-8S utiliza o mesmo motor de dois cilindros em linha da V-Strom 800, um propulsor de concepção moderna, com ordem de disparos a 270º, inclinação de 90º no chassi e eixos balanceadores para reduzir as vibrações.
Os números de desempenho são os mesmos da V-Strom 800, ou seja, 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m a 6.800 rpm. A diferença fica por conta do quadro de aço tubular desenvolvido para ter uma postura mais agressiva, com um guidão mais estreito e pernas mais recuadas.
A GSX-8S também anda mais graças ao menor peso. Com o seu tanque de combustível de apenas 14 litros cheio (20 litros na V-Strom), a GSX-8S pesa somente 202 quilos, de acordo com a Suzuki. A altura do assento também é mais baixa, 810 mm contra 855 mm.
Seguindo as tendências modernas, a GSX-8S conta com um design bem ousado. As aletas laterais prolongam-se do tanque de combustível até as bengalas dianteiras, com a função de direcionar o ar para o radiador e também para dar uma impressão musculosa.
O farol agora é do tipo projetor, com luz alta e luz baixa empilhadas de LED. Como toda Suzuki, a parte eletrônica é básica mas eficiente: três modos de condução, três níveis de controle de tração e controle de deslizamento de três estágios. O painel de 5 polegadas, é o mesmo da V-Strom.
Além disso, GSX-8S conta com um acelerador ride-by-wire e uma embreagem do tipo deslizante, o que torna o movimento do acelerador algo mais suave e menos cansativo para o punho. Aquele recurso que levanta os giros durante a partida a frio, característico das Suzuki, ainda está lá.
Completando o estilo agressivo, a GSX-8S conta com rodas de alumínio fundido nas medidas 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira. Os garfos invertidos de 43 mm não são ajustáveis como na V-Strom. Os discos de freio de 310 mm na dianteira e as pinças Nissin radiais são as mesmas.
Com a GSX-8S, a Suzuki volta a ter uma naked bicilíndrica média no mercado como a antiga SV 650 Gladius era. O modelo será comercializado no Brasil a partir de junho em três cores: branca, azul e preta, com o preço promocional de R$ 51.500,00 (a partir de São Paulo).