A Dorna, entidade que promove a MotoGP anunciou hoje (20) a renovação do contrato com a Suzuki por mais cinco temporadas. Os japoneses, portanto, terão presença garantida no grid até 2026.
Assim como Honda e Yamaha, a Suzuki já pode se orgulhar de uma longa história na Categoria Rainha, onde acumula sete títulos mundiais nos anos de 1976, 1977, 1981, 1982, 1993, 2000 e 2020, o último com o espanhol Joan Mir.
“Estamos orgulhosos de continuar a competir no campeonato, pois todos compartilhamos a ambição desafiadora de nos compararmos com a maior competição de motociclismo do mundo“, disse Shinichi Sahara, diretor da equipe. “Começamos esta nova jornada em 2015 e em apenas seis anos conquistamos o título mundial de pilotos e continuamos com fome de mais sucesso. Por estes motivos estendemos o nosso acordo com a Dorna, com a esperança e o compromisso de continuar o desenvolvimento do lado técnico e de corrida da empresa.“
“Estamos muito felizes com a renovação do acordo com a Suzuki, uma fábrica com a qual corremos há anos no Campeonato e desfrutamos de uma grande cooperação“, disse o chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta. “O regresso à MotoGP em 2015 provou imediatamente um sucesso, culminando com o título mundial de pilotos em 2020 com Joan Mir. Temos o orgulho de estender esta parceria e esperamos continuar estabelecendo marcos com esta marca icônica.“
Depois de se retirar da categoria ao final da temporada 2011, a Suzuki retornou completamente reestruturada em 2015. Desde então, a fabricante de Hamamatsu já acumula seis vitórias, com Maverick Viñales, Alex Rins e Joan Mir.