A Suzuki está desenvolvendo motores com sobrealimentação (supercharger) para a linha GSX-R em um futuro próximo. Além dos modelos de 750 e 1000 cilindradas, o sistema também pode estar na nova Hayabusa ou sua substituta.
Não é a primeira vez que noticiamos o trabalho da Suzuki com compressores. Em 2013 eles apresentaram o conceito “Recursion”, uma espécie de Café Racer futurista com motor de dois cilindros sobrealimentado. Desde então, a marca japonesa continua trabalhando no projeto, mas ideia de implementá-lo na linha GSX-R é uma novidade.
Registros de patentes contendo desenhos detalhados dos novos motores foram descobertos pelo site britânico Morebikes. Nas imagens três e sete (galeria abaixo), o supercharger é identificado pela numeração 532 e o tubo de indução de ar como 52.
Já as figuras laterais revelam claramente a clássica silhueta da GSX-R750 (figura 1), que terá novas entradas na dianteira da carenagem para permitir o enorme fluxo de ar necessário até a câmara do compressor. O modelo da figura 2 assemelha-se à uma GSX-R1000, entretanto, também acredita-se que possa ser a nova Hayabusa com uma carroceria mais leve e esportiva.
As informações sobre a Hayabusa ainda são incertas, no entanto. De acordo com fontes japonesas, a lendária Sport Touring poderá ganhar uma nova geração, com motor de 1500 cm³ e compressor. Contudo, nos teasers já apresentados o modelo possui um desenho geral não muito distante do que está nas concessionárias da atualidade. E há quem diga que a motocicleta pode até sair de linha, substituída por algo totalmente novo.