A Suzuki apresentou hoje (4) no exterior dois novos modelos para a sua linha 800cc, a GSX-8T e GSX-8TT, que mergulham no passado da marca para entrar no segmento retrô e enfrentar a Yamaha XSR 700 e Kawasaki Z650RS.
Ambas são impulsionadas pelo mesmo powertrain, o já conhecido motor de dois cilindros em linha de 776 cm³ que também está na GSX-8S, GSX-8R e V-Strom 800. Com a ordem de ignição a 270º no virabrequim, esse propulsor entrega comportados 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m a 8.250 giros.
A diferença é o design da carroceria, totalmente inspirado nos modelos da Suzuki dos anos 1970 e 1980. O tanque de combustível de 16 litros é novo, ladeado por novas proteções do radiador. O banco tem uma forração diferente, com costuras à mostra, e o farol de LED é redondo.
Na ciclística, ambas vem com o mesmo quadro e subquadro e usam o mesmo amortecedor KYB, além de discos dianteiros de 310 mm combinados com pinças Nissin de montagem radial – também compartilhadas com a GSX-8S. Na traseira o disco tem 240 mm de diâmetro.
E o que diferencia a GSX-8T da GSX-8TT? Como você pode ver nas fotos, a TT é ligeiramente mais encrementada, com uma moldura de farol e um spoiler na parte inferior do motor. Na TT, os garfos KYB invertidos têm acabamento em preto e na T são dourados. Eles diferem apenas na cor, com ambos funcionando exatamente da mesma forma que na GSX-8S.
O painel TFT colorido também é compartilhado com os modelos existentes, contendo todas as informações necessárias, além da posição da marcha, e permite selecionar entre três modos de pilotagem. Uma entrada USB Tipo C também é vem de série.
Passados 10 anos desde que a Yamaha entrou no mundo retrô com a XSR 700, a BMW com a R NineT, a Kawasaki com os modelos RS, a Ducati com as Scramblers e a Triumph com toda a sua linha Twin, a Suzuki entra na briga de forma até surpreendente e revigorante.
Pensávamos que o “T” significava Touring, mas não: trata-se de uma referência a tempos passados. Em 1967, a Suzuki lançou a T500, a primeira bicilíndrica de 500cc a dois tempos. A TT remonta à grande era da Suzuki no AMA Superbike nos anos 1980 e – por que não – ao Troféu Turista na Ilha de Man.
Os preços da GSX-8T giram em torno dos 11.000 euros e sobem para € 12.000 na TT. A primeira está disponível nas cores Candy Burnt Gold, Metallic Matt Steel Green ou Metallic Matt Black. A segunda pode ser adquirida em Pearl Matt Shadow Green com rodas douradas ou Glass Sparkle Black com rodas vermelhas.
Veremos esses modelos no Brasil? Bem, só o tempo vai dizer. Por aqui, as motos de apelo retrô não são um estouro de vendas como na Europa. Lá, elas vendem mais até do que as crossovers, outro modelo que a Suzuki deve lançar na linha 800 em breve.





