A Suzuki Motor Corporation e o Grupo Suzuki da Europa anunciaram hoje (18) a doação de 1 milhão de euros para prestar suporte às vítimas da guerra na Ucrânia, que está completando 3 semanas.
A doação foi feita para a ACNUR, agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) que atua para proteger e assegurar os direitos dos refugiados em todo o mundo. De acordo com a agência de notícias Reuters, mais de 3 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia.
A Suzuki Itália ainda está promovendo uma ação extra de arrecadação de fundos para o auxílio de famílias abrigadas no país, um dos muitos a receber refugiados diariamente. Há, inclusive, relatos de funcionários italianos que se dispuseram a receber colaboradores da Suzuki Ucrânia em suas casas.
Desde que Vladimir Putin ordenou uma invasão militar em massa no dia 24 fevereiro de 2022, a Ucrânia tornou-se uma nação sitiada sobrevivendo graças ao apoio do ocidente. O número de baixas civis é incerto, mas estima-se que possa chegar a 15 mil. Na última semana, Honda e Yamaha também anunciaram contribuições.
A Rússia, por outro lado, está experimentando outro tipo de êxodo, o financeiro. Desde o início da invasão, inúmeras multinacionais deixaram ou suspenderam suas atividades no país. Essa semana, a União Europeia proibiu para lá as exportações de motocicletas acima de € 5.000.