A Suzuki anunciou que desenvolveu uma maneira inovadora de reutilizar baterias de íon de lítio e alimentar postes movidos a energia solar. Inicialmente no Japão, a tecnologia será disponibilizada gratuitamente.
O descarte de baterias de íon-lítio é uma questão ambiental que merece atenção e que aumentará à medida que a frota de veículos eletrificados crescer. Embora não sejam mais adequados para o setor automotivo, elas ainda possuem certa capacidade de recarga, armazenamento e liberação de energia.
Este interessante processo de reciclagem permite reaproveitar as baterias recolhidas de dez veículos sucateados, mas ainda ativas, como fonte de energia para um poste de luz solar, abrindo caminho para o uso eficiente deste tipo de solução que está destinado a aumentar no futuro.
De acordo com o informativo da Suzuki, as baterias são instaladas dentro dos postes, permitindo que as células solares sejam capazes de armazenar energia sem o uso de novas baterias, energia que é usada à noite em um ciclo contínuo e livre de emissões de poluentes.
Esta tecnologia será disponibilizada gratuitamente como um produto da atividade sem fins lucrativos da Suzuki para o desenvolvimento e compartilhamento de novos sistemas de desenvolvimento eco sustentável que serão implementados gradualmente.