´
Agora é oficial. Alex Rins será piloto de MotoGP na temporada 2017, com a equipe Suzuki. A marca japonesa confirmou hoje (20) o contrato de dois anos com o piloto espanhol, que atualmente participa da categoria intermediária, Moto2.
Rins chega para substituir Maverick Viñales, conterrâneo que irá para a Yamaha no lugar de Jorge Lorenzo. O chefe da equipe Suzuki, Davide Brivio acredita que o espanhol reúne o necessário para formar uma dupla ideal com Andrea Iannone, já confirmado.
“Alex Rins é um jovem piloto que já provou ter muito talento, sempre lutando dentro das primeiras posições do Campeonato Mundial desde a sua estreia em todas as classes, fazendo dele o tipo de piloto que queremos apoiar para o futuro. Combinar Andrea Iannone, um piloto experiente com um jovem talento como Alex cria uma combinação perfeita para o nosso desafio. Acreditamos que a combinação destes dois pilotos, juntamente com o desenvolvimento da Suzuki GSX-RR, pode ajudar a criar uma equipe forte para competir no nível máximo.” (Davide Brivio)
Isso também significa que Aleix Espargaró está definitivamente fora da Suzuki para o próximo ano. Mas, segundo os britânicos do Motorcycle News, o espanhol já está em negociações avançadas com a Aprilia, para pilotar ao lado do britânico Sam Lowes. Ainda assim, Brivio confessou que não foi fácil descartar o espanhol.
“Não foi uma escolha fácil e nós sentimos muito por Aleix a quem gostaríamos de agradecer por seu trabalho duro e pela paixão real que ele continuamente colocou em nosso projeto desde o início. Desejamos a ele tudo de melhor para o seu futuro, mas enquanto isso vamos apoiá-lo da melhor forma que pudermos para tentar obter os melhores resultados possíveis juntos até o fim desta temporada”.
No campeonato da Moto2, Rins lidera a classificação com 116 pontos, oito a mais que Lowes. Já na MotoGP, Espargaró vem em sétimo com 49 pontos enquanto que Viñales é o quinto com com 72. A próxima etapa acontece domingo (26) em Assen, na Holanda.