A J.Toledo informou hoje (17) que a nova geração da Suzuki GSX-R 1340 Hayabusa vai estar disponível no Brasil no próximo trimestre. O falcão peregrino passou por uma revisão completa no ano passado.
Apresentada em fevereiro de 2021, a terceira geração da Hayabusa é, na verdade, uma grande revisão na motocicleta introduzida globalmente no já longínquo ano de 1999. A carroceria e parte mecânica permaneceram basicamente as mesmas, com as maiores mudanças se concentrando na eletrônica.
Mas, sim, foram feitas mudanças significativas. O conjunto óptico dianteiro, por exemplo, possui um novo farol de LED ladeado por luzes de posição com indicadores integrados. As entradas e saídas de ar nas carenagens são novas e desempenham um papel fundamental na oxigenação do motor.
O motor, por sua vez, continua o mesmo quatro cilindros em linha, mas o virabrequim é novo, assim como os cilindros, as bielas (que são mais leves) e muitas outras peças. O objetivo foi enquadrar a moto nos novos limites de emissões internacionais sem perder (muita) potência. São 192,6 cv a a 9.700 rpm e 15,8 kgf.m a 7.000 rotações.
O quadro também é o mesmo, mas o subchassi traseiro é novo e mais leve em 700 gramas. Os garfos ajustáveis Kayaba fora retrabalhados, as rodas redesenhadas e o sistema de freios é totalmente novo, com pinças Brembo Stylema mordendo discos de 320 mm na dianteira. Os pneus utilizados são Bridgestone S22.
Na dita parte eletrônica, a Hayabusa conta agora com uma nova IMU bem mais moderna que possibilitou a adesão de uma série de recursos, como 10 níveis de controle de tração, 10 estágios de antiwheelie, três modos de controle de torque, três modos de controle de largada, quickshifter, controle de cruzeiro, ABS em curvas e muitos outros.
De acordo com o comunicado da J.Toledo, a nova Hayabusa deve estar nas concessionárias brasileiras no terceiro trimestre de 2022 nas cores preta com dourado, prata com vermelho e branca com azul. O preço segue um mistério, mas na Itália seu preço ronda os € 20.000.