A Suzuki confirmou que uma motocicleta turbinada entrará em produção nos próximos anos. O sinal verde foi dado após a boa recepção do motor acima no Salão de Tóquio, na semana passada.
O propulsor exposto no evento era com duplo comando (DOHC) de dois cilindros paralelos e oito válvulas. A Suzuki, no entanto, não revelou a cilindrada exata. Os japoneses também não deram maiores detalhes de quando e em que motocicleta ele será utilizado.
A única certeza é que o motor vai mesmo ser colocado em uma moto de produção. A confirmação veio através de Rob Cooper, gerente de marketing para a Suzuki da Grã-Bretanha: “Após o feedback positivo sobre a tecnologia turbo destacada no conceito Recursion, a fábrica tomou a decisão de desenvolver o motor que estava em exposição no Tokyo Motor Show“, disse aos britânicos do Motorcycle News.
A Recursion era uma moto conceito com design futurista apresentada no Salão de 2013. Ela continha um motor bicilíndrico paralelo de 588cc turbinado. Esse ano, a Suzuki tem feito verdadeiros esforços para patentear a tecnologia em diversas ocasiões conforme pudemos apurar.
Apesar de ter mencionado a Recursion, Cooper não garante que seja essa a motocicleta que entrará em produção afirmando, inclusive, que o motor apresentado agora é diferente: “A Recursion tinha um bicilíndrico paralelo, SOHC de quatro válvulas, enquanto este novo motor é um DOHC de oito válvulas“, alertou. “A fábrica pretende usar este propulsor em uma motocicleta produção em massa no futuro, no entanto a sua aplicação definitiva ainda não está decidida“.
Acredita-se que a nova Suzuki turbinada esteja pronta e disponível para venda dentro de aproximadamente dois anos. Será a primeira motocicleta com aspiração forçada da marca desde a malsucedida, XN85 de 1983.