A Suzuki confirmou hoje (6) que vai disponibilizar a linha GSX-S, naked e carenada para o Brasil em 2016. As motos são o grande destaque da marca japonesa no Salão Duas Rodas.
Lançada no Salão de Colônia de 2014, a GSX-S 1000 chamou atenção por ser o primeiro grande lançamento da Suzuki depois da crise econômica internacional, que afetou bastante a marca a partir de 2008. A motocicleta é inteiramente nova, com exceção do motor, o conhecido e aprovado quatro cilindros em linha da GSX-R, fabricada entre 2006 e 2009.
Mesmo assim o motor ganhou melhorias, como um novo comando de válvulas otimizado para melhorar o torque em médios regimes, cilindros revestidos de material anti atrito e pistões 3% mais leves. Com as modificações, o propulsor está oferecendo 146 cv à 10.000 rpm.
A moto também utilizada o acelerador de dupla válvula da marca, patenteado como “Suzuki’s Dual Throttle Valve” (SDTV). É um sistema que controla a alimentação de ar/combustível para os pistões que melhora a resposta em baixos e médios giros.
O quadro é do tipo dupla trave, inteiramente de alumínio, o que deixou a GSX-S 1000 bastante maleável, na estrada e em perímetros urbanos. As suspensões são totalmente reguláveis, com garfos invertidos de 43 mm na dianteira. O conjunto de freios foi herdado de suas irmãs GSX-R, com dois discos Brembo de 310 mm.
A Suzuki surpreendeu e caprichou na eletrônica. Ao contrário da defasada GSX-R, a linha GSX-S conta com um bom controle de tração que “lê” cada movimento no acelerador 250 vezes por segundo, dosando a potência através do atraso do ponto de ignição. Se o condutor quiser, essa opção pode ser desligada. Há também ABS.
O painel é completíssimo, contando com velocímetro, tacômetro, hodômetros totais e parciais, marcha engatada, temperatura do óleo, água e ambiente, consumo médio, consumo instantâneo de combustível, controle de tração, e relógio. Esse modelo também não necessita segurar a embreagem para dar a partida, “tradição” que toda Suzuki carregava.
A marca também já informou os preços. A versão naked GSX-S 1000 fica por R$ 44.900, enquanto sua versão carenada, chamada de GSX-S 1000F (mecanicamente idêntica) tem um acréscimo de dois mil reais, ficando em 46.900.
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