A Suzuki apresentou, na semana passada, a linha 2018 do maxiscooter Burgman 400i. Com quase 20 anos de mercado, o modelo foi completamente reformulado, deixou de lado a sobriedade e ganhou caráter esportivo, melhorando em diversos aspectos.
A mudança de personalidade é logo notada pelo design, muito mais anguloso e que até remete uma superbike. As cores também evidenciam isso, podendo-se escolher entre três opções: branco gelo, cinza metálico e preto fosco, esta com chamativas rodas vermelhas.
A roda dianteira, por sinal está maior, com 15 polegadas, o que muito contribuiu para a sensação de controle que temos ao guidão, este também em uma posição mais alta e natural. A suspensão também foi revisada, por isso o Burgman 400 ataca as curvas com maior equilíbrio e estabilidade.
De fato, as melhorias dinâmicas foram tantas que o Burgman 400 até parece mais potente, embora os números do motor não tenham sido radicalmente alterados: 34 cv à 7.600 rpm, com o torque de 3,7 kgf.m disponível mais cedo, a 4.800 rotações. O propulsor já está em plena conformidade com as normas antipoluição do Euro4.
A modernidade se faz notar também pela iluminação, inteiramente de LED, tanto nos faróis, quanto na lanterna traseira. Com um tanque de 13,5 litros e um consumo otimizado a Suzuki diz que a autonomia pode chegar a 330 quilômetros. O ABS é de série. O preço na Europa é de € 7.799 (R$ 29.125 em uma conversão simples).