A Suzuki anunciou seu plano de neutralidade de carbono, no qual detalhou que seu primeiro modelo elétrico de duas rodas deve estar disponível em 2024 e oito devem ser apresentados até 2030.
Quando a Suzuki anunciou que estava deixando a MotoGP em maio de 2022 disse que parte do motivo era concentrar seus recursos no seu futuro e nas soluções alternativas de energia que teria que adotar em substituição aos tradicionais combustíveis fósseis.
Na sua “estratégia de crescimento 2030”, a marca de Hamamatsu revela que seu primeiro veículo elétrico de duas rodas será de pequeno e médio deslocamento para a categoria de veículos urbanos. Isso significa que muito provavelmente trata-se de um ciclomotor ou scooter.
Para as categorias de motos de alta cilindrada tudo continua como está, por enquanto: “Para motocicletas grandes para fins de lazer, a Suzuki está considerando a adoção de combustíveis neutros em carbono”, disse um comunicado de imprensa da Suzuki.
Vale lembrar que a MotoGP também anunciou um plano de neutralidade de carbono até 2027. O combustível utilizado pelas motos terá de ser parcialmente não fóssil em 2024 em um arco evolutivo até se tornar 100% sintético até a referida data.
Para a sua divisão de carros, a Suzuki também está explorando GNV, biogás e combustíveis misturados com etanol como alternativas. Eles ainda têm planos para uma expansão de suas opções de mobilidade elétrica menores, bem como para motores de popa elétricos a bateria.