A Suzuki apresentou hoje (6) na Europa a V-Strom 800RE, versão estradeira da motocicleta que tem como grande diferença a utilização de uma roda de 19 polegadas na dianteira e não de 21″ como até então.
Apresentada no ano passado, a V-Strom 800 utiliza um motor bicilíndrico em linha de 776 cm³ totalmente novo, que gera 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque. Além disso, o design da carroceria, a geometria do chassi e a parte eletrônica foram todos revisados.
Duas versões foram disponibilizadas, a básica V-Strom 800 DE e a topo de linha V-Strom 800 XT. Ambas, no entanto, eram claramente enduristas, voltadas para o Off-Road. Ficou faltando uma versão mais estradeira, como a V-Strom 650 tinha.
A nova V-Strom 800RE preenche essa lacuna, já que as suspensões Showa Big Piston Fork tem menos curso (150 mm) e um passeio um pouco mais firme. As rodas, como já mencionado, são de liga fundida, nas medidas 110/80-19 na dianteira e 150/70R17 na traseira, com pneus Dunlop, sem câmara.
Outra mudança no modelo são os freios que, embora as pinças ainda sejam fornecidas pela Nissin, de quatro pistões montados radialmente, os discos da nova moto são de 310 mm e redondos convencionais, e não os de pétalas encontrados na DE.
Mais mudanças foram feitas em torno do piloto. O guidão é mais baixo, colocado mais à frente e mais estreito, enquanto os pedais são um pouco mais altos e recuados permitindo fazer curvas com mais ousadia. A altura do assento é de 825 mm, 30 mm mais baixa do que a V-Strom 800DE.
Moto que anda no asfalto geralmente vai mais rápido, por isso o para-brisa também é novo e significativamente maior do que antes, melhorando o conforto da moto em longas distâncias. A peça é ajustável em três níveis de 15 mm, embora, precise de uma chave allen para isso.
O painel é o mesmo do restante da linha, uma tela digital TFT de cinco polegadas, mas que não tem conectividade bluetooth. No entanto, você obtém uma tomada USB de 5V localizada no painel e uma tomada de 12V mais resistente (estilo isqueiro) disponível como acessório.
Na parte eletrônica, o controle de tração possui três níveis de intervenção e a capacidade de desligá-lo totalmente. O sistema de ABS, embora não atue em curvas, possui duas configurações, baixa e alta. A moto ainda vem com um quickshifter bidirecional. Toda a iluminação é de LED.
Esta é a aposta da Suzuki para enfrentar o competitivo segmento turismo de aventura médio, onde estão Triumph Tiger 660, Kawasaki Versys 650 e Yamaha Tracer 7. Como sempre, a marca de Hamamatsu atrai pelo preço que não foi revelado, mas costuma ser imbatível.
A V-Strom 800RE estará disponível nas cores azul, verde e preta. Haverá também um conjunto completo de acessórios genuínos disponíveis, incluindo uma opção de malas de alumínio ou plástico de três peças, manoplas com aquecimento e um cavalete central.