A J.Toledo apresentou hoje (23) a nova Suzuki V-Strom 800 no mercado brasileiro. A aclamada adventure japonesa foi totalmente atualizada no exterior há dois anos, quando ganhou um novo motor.
O motor é um dois cilindros em linha de 776 cm³ que aposentou o antigo V-Twin de 649 cm³ e equipava a motocicleta desde a sua introdução no início dos anos 2000. De concepção moderna, o novo propulsor possui inclinação de 90º no chassi e ordem de disparos a 270º.
Mais estreito e compacto, o novo motor é mais econômico e produz menos emissões, além de possibilitar um melhor aproveitamento do chassi. A potencia total é de 84 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm enquanto o anterior oferecia 69 cv a 8.000 rpm e 69 Nm a 6.400 rotações.
O quadro tubular de aço também é novo, o mesmo da igualmente inédita GSX-8S, mas com um subquadro mais robusto, capaz de suportar uma carga maior, além de uma balança exclusiva para maior estabilidade em todos os terrenos e conforto em longas distâncias.
Os garfos invertidos Showa tem 220 mm de curso e são mecanicamente reguláveis, na frente e atrás. As rodas raiadas tem 21 e 18 polegadas, com pneus Dunlop Trailmax Mixtour com câmara. Os discos de freio de 310 mm na dianteira são mordidos por pinças Nissin de dois pistões.
A carroceria foi totalmente redesenhada e ficou mais angulosa. O para-brisa pode ser regulado em três posições com ajuda de uma chave. O painel de 5 polegadas controla três modos de condução e quatro níveis de controle de deslizamento. O ABS pode ser desligado na roda traseira.
Mantendo as boas características da V-Strom que forjaram a sua reputação, o guidão é largo e próximo do peito, assim como as pedaleiras não são muito recuadas para garantir uma ergonomia relaxada. Alta, o assento está a 855 mm do solo e o peso total é de 230 kg.
Com uma reputação de ter uma confiabilidade inabalável, a V-Strom 650 pedia há muito tempo uma reformulação completa em meio a um dos segmentos mais disputados da atualidade. A nova geração 800 tem a missão de enfrentar BMW F850GS e Honda Africa Twin 1100.
Disponível no Brasil em três opções de cores, amarela, cinza e preta, a nova V-Strom 800 inicialmente chega apenas na versão DE, a partir de R$ 67.500,00, sem frete. No exterior, já existe a versão RE, com rodas de liga. O seu aparecimento nas concessionárias começa no início de junho.