A Suzuki está apresentando hoje (24) a linha 2021 da V-Strom 650. Sem grandes alterações, a motocicleta agora está apta aos os novos padrões de emissões e ganhou uma paleta de cores completamente nova.
A Suzuki já havia revelado a nova linha pela primeira vez no Salão Auto Expo em fevereiro deste ano. No entanto, devido à pandemia de Coronavírus, a marca de Hamamatsu resolveu adiar a apresentação definitiva de sua principal adventure média.
Mais uma vez revisado, o tradicional motor V-Twin a 90º segue agora os novos padrões de emissões do Euro5 e BS6 sem que isso afetasse muito o seu desempenho, que continua em torno de 70 cv de potência a 8.000 rpm e 62 Nm de torque máximo a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas.
Comprovadamente boa, a ciclística também permaneceu inalterada, com os mesmos garfos telescópicos de 43 milímetros na dianteira e suspensão monoshock na traseira. A roda dianteira, de 19 polegadas, conta com discos de freio de 320 mm na enquanto a roda traseira, de 17 polegadas, possui disco simples de 260mm com pinça de pistão único. Seu peso total é de 216 kg.
O design permanece o mesmo inaugurado em 2017, porém com uma maior opção de cores. A V-Strom 650 convencional está disponível em vermelho, branco e cinza. Já a versão XT, com rodas raiadas e acessórios extras pode ser adquirida em preto/vermelho, cinza/azul, amarelo/dourado e branco/preto com detalhes em dourado.
Ao cockpit, o condutor encontra o bem conhecido painel misto, com tacômetro analógico e informações digitais. A parte eletrônica é básica, mas eficiente, com controle de tração de três níveis e ABS de canal duplo. Há ainda o interessante recurso “Easy Start”, que dá a partida sem estresse mesmo com o motor frio.
Na Europa, a chegada da nova V-Strom 650 às concessionárias começa em janeiro de 2021. Os preços na Europa não foram revelados, mas na Índia ela está mais cara. O modelo 2021 foi tabelado em 8,84 lakh enquanto o 2020 ainda pode ser encontrado por 7,46 lakhs.
Suzuki V-Strom 650
Suzuki V-Strom 650 XT