A Suzuki apresentou hoje (16), apenas para o mercado Europeu, a GSX-S950, versão reduzida da recentemente revelada GSX-S1000. O objetivo da marca é permitir aos motociclistas da categoria A2 comprarem a motocicleta.
Na Europa, ao contrário do Brasil, a carteira de habilitação possui níveis de experiência que você precisa avançar passo a passo. Entre as motocicletas, a categoria A2, onde o condutor está autorizado a pilotar modelos de até 48 cv.
É uma prática comum entre as fabricantes na Europa, já que o número de motociclistas na categoria A2 é bem maior do que no nível seguinte. A Kawasaki também oferece uma versão amansada da Z900, por exemplo.
Embora seu nome seja GSX-S950, a motocicleta tem exatamente o mesmo motor de 998 cm³ da GSX-S1000 apresentada em abril, que rende 152 cv a 11.000 rpm e 10,8 kgf.m a 9.250 rpm. A redução é feita de forma totalmente eletrônica.
Outra pequena alteração aconteceu no sistema de freios. Enquanto a GSX-1000 é equipada com pinças M4-32 da Brembo, a GSX-S950 vem com pinças da japonesa Tokico. Essa pintura vermelha, branca e preta também é exclusiva da versão.
O preço não foi anunciado, mas deve ser inferior ao da GSX-S1000. O ponto de referência é a Honda CB650F igualmente tetracilíndrica, mas com bem menos torque, 6.22 kgf.m contra 9,4 kgf.m anunciados pela Suzuki GSX-S950.