Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Suzuki apresenta GSX-R 1000R atualizada para comemorar os 40 anos da série

Lucas Carioli 31 de julho de 2025

A Suzuki apresentou hoje (31) no Japão uma GSX-R 1000R revigorada para celebrar os 40 anos da série GSX-R esse ano. A superbike ganhou melhorias no motor, aerodinâmica e emissões para poder ser vendida em todos os mercados.

Foi em 1985 que a Suzuki introduziu a primeira GSX-R, então com apenas 750cc. Elogiada por pilotos profissionais e ocasionais, a motocicleta deu origem a uma família de modelos históricos, de 250cc, 600cc e 1000cc, esta última chegando em 2001.



Com uma rica trajetória de vitória nas pistas, a GSX-R 10000 precisou ser descontinuada no mercado europeu e japonês há dois anos por não mais se enquadrar aos limites de emissões de poluentes. Chegamos a cogitar o fim da série, mas a Suzuki mostrou que ainda há lenha para queimar.

A nova GSX-R1000R é uma evolução da última geração introduzida em 2017. O celebrado motor de quatro cilindros e 999,8 cm³ recebeu novos pistões, virabrequim, bielas, taxa de compressão aumentada para 13,8:1 e um generoso escapamento que atende aos últimos limites do Euro5+.

O cabeçote do cilindro, o formato da junta do cabeçote e as portas de admissão e escape também foram alterados para melhorar a eficiência. Você também encontra válvulas de diâmetro maior e o formato da parte de baixo do pistão 3 gramas menor para aumentar a durabilidade e reduzir a vibração.

Com isso, a GSX-R1000R perdeu um pouquinho de potência e agora rende 192 cv a 13.200 rpm e 11,2 kgf.m a 11.000 rpm. No modelo anterior, era 201 cv a 13.200 rpm e 11,9 kgf.m a 10.800 giros. Mas a Suzuki afirma que o torque é entregue de forma mais linear agora.

O chassi de dupla trave de alumínio permaneceu o mesmo, assim como a carroceria, que recebeu discretas asas de carbono, fabricadas no Japão, inspiradas na GSX-R1000R que correu nas 8 Horas de Suzuka do ano passado com componentes sustentáveis. O peso líquido é de 203 kg.

A suspensão também foi mantida praticamente sem alterações, com garfos invertidos Showa BFF na dianteira e um amortecedor Showa BFRC na traseira. Os discos de freio de 320 mm são mordidos por pinças radiais Brembo de quatro pistões e a moto vem com pneus Bridgestone RS11.

Na eletrônica, sempre discreta em uma Suzuki, foi adotada uma nova IMU inercial de seis eixos, possibilitando a introdução de um ABS em curvas, quickshifter bidirecional, acelerador ride by wire (sem cabo), três modos de pilotagem e outros sistemas de assistência. 

Você também encontra o Easy Start Assist, sistema tradicional da Suzuki que ajuda a motocicleta a pegar mais fácil em partidas a frio, e o mesmo painel digital de LCD negativado da geração anterior. É isso aí, nada de tecnologia TFT aqui. É uma moto pure racing!



A nova GSX-R1000R estará disponível apenas nessa versão, a com R no final, em três esquemas de cores: azul e branco, cores tradicionais da Suzuki; vermelho com branco, que lembra as 500cc Lucky Strike; e amarelo e preto, como vinha na geração K5, uma das melhores.

Preço e disponibilidade não foram anunciados, o que deve ser feito nos próximos meses. Ainda é cedo para a J.Toledo, representante da Suzuki no Brasil se pronunciar a respeito, mas dado o sucesso da GSX-R por aqui, sua vinda é bastante possível nos próximos anos.

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: Números de vendas reais da KTM no Q1 de 2025: -56% na Europa, +8% na Índia
Next: Silenciosamente, Harley-Davidson vende parte da divisão financeira para duas empresas

Leia também

Conheça a nova Triumph Thruxton 400
  • Notícias

Conheça a nova Triumph Thruxton 400

6 de agosto de 2025
Honda constrói nova fábrica de motos na Turquia
  • Notícias

Honda constrói nova fábrica de motos na Turquia

5 de agosto de 2025
Harley-Davidson anuncia novo CEO
  • Notícias

Harley-Davidson anuncia novo CEO

5 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.