A Suzuki está definitivamente trabalhando para entrar no segmento de 300cc. Além de já terem sido descobertos documentos referentes à uma GSX-R300, surgem agora imagens de que uma versão naked (provavelmente chamada GSX-S300) está à caminho.
A informação foi noticiada pelos alemães da conceituada revista Motorrad, que descobriram imagens computadorizadas da chinesa Haojue HJ300, pouco antes do lançamento, que deve acontecer nos próximos meses.
O que acontece é que a Haojue é uma parceira da Suzuki em território chinês. E se compararmos as imagens com os desenhos da GSX-R300 (descobertos há duas semanas), não há como negar que as duas motocicletas são semelhantes.
Assim como a GSX-R300, os desenhos da GSX-S300 chamam atenção pelos garfos invertidos e design agressivo, totalmente em sintonia com a atualidade. O chassi provavelmente é tubular de aço, assim como a balança.
O motor seria derivado da Gixxer 250, ou seja, com duplo comando de válvulas e cilindrada aumentada para 300cc. Por outro lado, a atual GSX-R250 (que nem veio para a Europa) possui o propulsor derivado da conhecida Inazuma 250, que rende apenas 26 cv.
Dessa forma, a Suzuki teria duas boas armas para entrar no concorrido segmento das 300cc no ocidente, onde ainda não oferece um produto à altura das rivais, Kawasaki Ninja 400, Yamaha R3, KTM RC390 e CBR250RR.
A expectativa é que a Suzuki apresente as novas motocicletas no próximo Salão de Colônia (Intermot) entre 3 a 7 de outubro ou no Salão de Milão (9 a 12 de novembro). Também são aguardadas, com grande ansiedade, uma nova Hayabusa e uma nova Katana.