A imprensa europeia descobriu hoje (22) fotografias inéditas da nova Honda GL1800 Gold Wing, que será lançada em outubro no Japão. Em sua próxima geração, a lendária cruiser dá um salto de tecnologia para alcançar a concorrência, cada vez mais forte.
As imagens revelam a nova Gold Wing em toda a sua glória, ou seja, sem disfarces. O que podemos notar logo de imediato é o seu evidente emagrecimento com o novo design, muito mais limpo e menos complicado, o que deve atrair um público ligeiramente mais jovem e tecnológico.
Tecnologia, aliás, é o que não deve faltar na nova Gold Wing. Como as imagens sugerem a suspensão dianteira não parece possuir garfos convencionais passando a contar com um sistema de amortecimento central (Hub-Centre), semelhante ao Duolever da BMW. Nós inclusive, já noticiamos que a Honda patenteou várias versões do sistema nos últimos anos.
O painel também é um grande passo a frente. Misturando elementos analógicos (como velocímetro e conta-giros) com muitos displays digitais menores em LCD, a instrumentação tem como grande destaque uma tela central em TFT, que parece ser navegável através de controles montados no guidão.
Muito provavelmente os comandos da nova Gold Wing serão quase infinitos, com altos índices de conectividade de áudio e telefone, controle de cruzeiro e funcionalidades de navegação por satélite. O melhor de tudo, no entanto, é um ícone no painel, que parece sugerir a presença de suspensão eletrônica semi-ativa na cruiser.
Sendo uma Honda de primeira linha, a nova GL1800 Gold Wing também deve contar com o sistema de dupla embreagem característico da marca, o (DCT), presente na linha VFR, no X-ADV e na África Twin. O dispositivo permite que a motocicleta seja conduzida de forma automática (como em um scooter) ou com câmbio sequencial, se o proprietário preferir.
A nova Honda GL1800 Gold Wing já tem data marcada para a sua apresentação: 24 de outubro, na abertura do Salão de Tóquio, no Japão. São esperadas duas versões: uma completa e outra no estilo “Bagger” (F6B), com para-brisa mais baixo, menor índice de cromados e desprovida de top case.