A KTM apresentou ontem (14) para o mercado europeu a sua linha supermotard com dois novos modelos, 125 SMC R e 390 SMC R, que pretendem popularizar o estilo entre as grandes massas.
Ambas são construídas na mesma plataforma e, portanto, compartilham a mesma estrutura tubular recentemente desenvolvida pela KTM. Embora o quadro seja baseado nos modelos Duke, a fabricante indica que foram feitas várias adaptações para melhorar o desempenho off-road.
O ângulo da cabeça de direção, por exemplo, foi reduzido, o que também tornou a distância entre eixos um pouco mais curta. A suspensão ajustável foi revisada e agora tem um curso 80 mm maior (230 mm no total) em comparação aos modelos Duke.
O novo motor LC4c é a base para a propulsão dos dois novos modelos. A carcaça do filtro de ar foi redesenhada para que o bloco pudesse ser colocado mais alto e obter uma maior distância ao solo. O escapamento termina no meio da moto e não vai até a parte de cima, como de hábito.
Melhor para os grandes centros urbanos, a 125 SMC R produz 15 cv, adequado para a carteira de habilitação A1 europeia. O motor da versão 390 tem exatos 398,7 cm³ e produz 45 cv, praticamente o mesmo que a 390 Duke e capacita o piloto a voos bem mais altos.
Na parte eletrônica, ambas compartilham o mesmo painel TFT de 4,2 polegadas com comandos no guidão. Em ambos os modelos também é possível conectar um telefone via Bluetooth ou o aplicativo KTM Connect através do painel.
A 390 SMC R permite ao piloto escolher entre vários modos de pilotagem e o controle de tração pode ser completamente desligado. A novidade é que quando os sistemas estão completamente desligados, a motocicleta não altera essas configurações mesmo quando o modelo é desligado e ligado.
Ambas as variantes são equipadas com uma embreagem deslizante de série e um quickshifter está disponível opcionalmente. A KTM indica que ambos os modelos estarão disponíveis a partir do primeiro semestre de 2025, embora não tenha entrado em maiores detalhes.