A Yamaha do Brasil informou ontem (23) que está de volta ao Superbike Brasil através da categoria “Yamalube R3 Cup”. A marca dos diapasões havia se afastado devido aos problemas de segurança do campeonato no mês passado.
Apenas esse ano, o Superbike Brasil teve dois acidentes fatais, o de Maurício Paludette em março e o de Danilo Berto em maio, ambos no circuito de Interlagos. Situação que fez a Yamaha (assim como Honda e Kawasaki) se retirarem do certame até que providências fossem tomadas.
Essas providências foram anunciadas há duas semanas, antes da quinta etapa, que foi realizada em Goiânia (GO). Uma profunda reformulação técnica passará pelo Superbike Brasil nas etapas restantes da temporada 2019 e com implementação total a partir de 2020.
Isso motivou o retorno da Honda já para a etapa de Goiânia e agora é a vez da Yamaha, que participava ativamente do Superbike Brasil através da categoria “Yamalube R3 Cup”, classe que utiliza motocicletas YZF-R3 e pilotos incentivados pelo Programa “BluCru” da marca.
“A Yamaha Motor do Brasil informa que retornará oficialmente ao SuperBike Brasil com a Categoria Yamalube R3 Cup. A decisão foi tomada em virtude das medidas já implantadas pela organização do SuperBike Brasil em conjunto com o Comitê de Segurança da Motovelocidade na 4ª etapa do Campeonato, realizada em Goiânia – GO entre os dias 11 e 14 de julho, e também do plano de implantação de novas ações voltadas à segurança dos pilotos participantes do evento.”
A próxima etapa do Superbike Brasil está marcada para acontecer em 18 de agosto novamente no circuito José Carlos Pace, em Interlagos (SP). Contudo, após as mortes de Paludette e Berto, o autódromo havia sido interditado pela prefeitura de São Paulo para corridas de motocicletas.