A pré-temporada do Superbike Brasil mostrou algumas novidades para a disputa do campeonato deste ano. A dança das cadeiras rolou solta e diversos pilotos optaram por migrar de categoria.
A principal mudança foi para a Supersport Pro Amador. Ao menos quatro pilotos passam a integrá-la. Diego Viveros (#231), da equipe Tecfil Racing Team, é o principal destaque. Após levar o título de campeão da Copa Kawasaki Ninja 600 na temporada passada de forma antecipada, o piloto disputou algumas provas na Supersport, ainda em 2015, e neste ano assume de vez a nova categoria.
Mais dois pilotos deixaram a Ninja 600 e traçaram o mesmo caminho de Viveros: Luis Ferraz (#13), da Tecfil Racing Team e Raphael Arcari Brito (#96), da Viana Racing agora brigam pelas primeiras posições da Supersport Pro Amador. Outro piloto que passa a integrar a categoria é Lucas Dezeró (#7), da equipe Alemão Pneus. Atual campeão da Copa CBR 500R, Dezeró visa repetir os bons resultados agora com uma moto de 600 cilindradas.
Mas a Copa Kawasaki Ninja 600 não teve somente perdas. Felipe Diniz “Bolinha” (#121), da equipe MotoSchool Racing Team, trocou a Ninja 300 Light pela versão com maior motorização. Enquanto isso, Fernando Santos (#234), da Tecfil Racing Team, campeão da Ninja 300 Light agora tenta o título na categoria Pro.
Na Superbike Pro, a grande novidade é a chegada da equipe de BMW Motorrad Alex Barros Racing. Seus pilotos serão o italiano Sebastiano Zerbo (#81) e Marcelo Skaf (#69). A categoria também ira contar com a participação de Irineu Trudes Jr (#72), da equipe Viana Racing, que deixou a categoria Supersport.
Com grande experiência internacional e muitas corridas na carreira, Zerbo está otimista. Ele acredita que 2016 será uma temporada vitoriosa ao lado de Alex Barros, e espera brigar por bons resultados, desde os treinos.
“Estou muito contente de estar na equipe do Alex. Minhas expectativas são bem positivas e espero ter boas chances de estar sempre na briga pelas vitórias. Ainda estou conhecendo a moto e o trabalho da equipe, mas o primeiro teste foi positivo, já que fiquei em segundo lugar na corrida-treino, durante a Copa Pirelli (no dia 27 de março). Estou gostando bastante da BMW S1000 RR, é um equipamento muito bom e que responde rapidamente aos comandos. Com certeza é uma moto espetacular, que vai nos ajudar a conquistar bons resultados ao longo da temporada.” (Sebastiano Zerbo)
Completando o quadro de mudanças, dois jovens pilotos que fizeram bonito na categoria escola Honda Junior Cup em 2015 agora disputam da Copa Honda CBR500R Light Junior. Gabriel Favero (#271), da equipe Alemão Pneus, e Rafael Rigueiro (#52) prometem repetir as emocionantes brigas por posições protagonizadas na temporada passada.
A programação da primeira etapa do Superbike Brasil começa nesta quarta-feira (dia 6) com a realização de treinos extras para todas as categorias. Porém, os treinos livres oficiais ocorrem na sexta-feira (8). No sábado (9) serão realizadas as classificações e superpoles, para definição dos grids. E, no domingo (10) as feras do motociclismo brasileiro vão acelerar no traçado paulistano, para definir os primeiros vencedores de 2016.